domingo, 28 de outubro de 2007

O "PÁSSARO DE FERRO" EM MONTE REAL








Partilho convosco algumas imagens de uma recente passagem do "Pássaro de Ferro" por Monte Real.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Biplanos míticos

Fizeram história no seu tempo. Estiveram nos primórdios da aviação e durante vários anos dominaram os céus. Hoje são apenas uma memória do tempo. Mas lá os vamos lembrando como nesta colecção.


F-16 NO BÁLTICO

F-16A s/n 15112 em testes de motor/combustível,
com os 3 depósitos auxiliares, preparando-se para a longa jornada.
Foto: (c) A. Luís

Não deixa de ser um impressivo sinal dos tempos a futura presença de 4 F-16 portugueses (2 da Esquadra 201- Falcões e 2 da Esquadra 301 - Jaguares) nos céus do Báltico, para assegurar a vigilância/alerta do espaço aéreo daquela zona.
Há 20 anos atrás, voar junto à "cortina de ferro" seria um cenário perfeitamente mirífico, que só seria equacionável numa mente fértil demais para aqueles tempos.
Volvido este tempo, as mudanças geo-estratégias e geo-políticas foram muitas, sendo que nem sempre é fácil discernir se foram sempre boas, face à realidade actual.
Mas o que ressalta da espuma dos dias, dos próximos dias, de 1 de Novembro a 15 de Dezembro, é a possibilidade de podermos ver em céus tão longínquos, as cores de Portugal e a cruz de cristo, prostradas no dorso e nas asas dos nossos "Falcões Lutadores", sobre um mar agitado, sobre terras frias e, a dada altura, cobertas com um branco manto de neve, numa cor que, deseja-se, signifique sempre paz!

sábado, 13 de outubro de 2007

SEMPRE O F-16

Crédito da foto: Aqui - Autor: Jorge Ruivo


1- Aqui ao lado, um vídeo de 3 minutos e pouco, apresenta-nos um teste de motor num F-16 Holandês.
É notável a versatildade do motor e a sua espantosa potência. Ao vê-lo, apercebemo-nos da sua performance no ar, em plena acção, dando resposta aos "impulsos/ordens" do piloto.
Eu já tive o privilégio de estar numa situação idêntica à dos mecânicos assistentes, "demasiado" perto de um Full AB e digo-vos, é uma sensação absolutamente brutal...
2- A foto mostra-nos o F-16A (15117) da Esquadra 201 em full ab, num teste de motor, em mais uma estupenda fotografia do meu amigo Jorge "Nuvem Negra 21" Ruivo, a quem apresento os parabéns por mais uma bela fotografia.
Como costumo dizer, ele é "os nossos olhos" em Monte Real!

sábado, 6 de outubro de 2007

O F-111

F-111 - Crédito da imagem: aqui em Airliners.net

Se há avião que associo aos escaldantes tempos da "guerra fria", o F-111 é, sem dúvida, o mestre dessas memórias.
Vi-o a primeira vez, ao vivo, no NTM87, na BA6 do Montijo.
O seu aspecto, parado, como a foto documenta, revela-nos um avião sombrio, próprio daqueles tempos. O seu ruído à descolagem, forte e abafado, transportáva-nos para aquilo para que foi concebido. Para lançar fortes ataques no solo de Leste.
Passados mais de 20 anos desde que o vi e toquei pela primeira vez, não posso deixar de reflectir na riqueza que, por aqules dias e certamente por pouco gloriosos motivos, os dias da aviação mostravam.
Havia aviões para tudo, todos diferentes, uns mais belos que outros, mas juntos tornavam mui diversa a panóplia estética da aviação militar.
Hoje, sem sabermos se o mundo está mais seguro do que nos tempos da guerra fria, temos uma paleta mais restrita, eventualmente mais eficaz, mas menos diversa na oferta.
O F-111 e o seu decano e o "fim" dos F-14 (que já aludi aqui no Pássaro de Ferro), provam que a aviação militar tende, como muitas coisas, para a formatação mais ou menos globalizada.
Ganhamos num lado, perdemos por outro.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>