Tive recentemente a suprema possibilidade de assistir ao vivo a algumas operações aéreas da Força Aérea Suíça sobre os Alpes!
Não há assim muito a dizer!... Foram uns cinco minutos, não mais, durante os quais uma certa mudez vestida de espanto que se apodera de nós, à mistura com os arrepios (não tanto pelos -6ºC que se faziam sentir no céu limpo da montanha...) que se sentem perante a operação de um caça rápido (F/A-18C) numa zona de orografia tão, digamos, pouco convencional e sempre inusitada.
Depois, o barulho intenso dos dois caças em acção nas suas manobras parece que nos arranca as entranhas, já que parece andar, perdoem-me o termo, às marradas com as paredes montanhosas e os vales em que os pilotos dominam as suas máquinas com uma mestria milimétrica. Um espectáculo verdadeiramente "brutal"!Aliás, voar nestes locais, imagino eu, (se é que imagino bem...) deve consubstanciar de modo superlativo o conceito de "puro voo militar" que um (hoje) ex-piloto de F-16 da Esquadra 201 me explicou um dia em Monte Real, com pormenor cinematográfico.
Deixo-vos algumas imagens, obtidas por fotógrafos certamente mais abonados em termos de meios técnicos do que eu, que me limitei a tirar fotografias com o meu olhar extasiado, arrecadando num bolso a minha pobre máquina de retratos, impotente perante o que via!
1 Comentários:
O Hornet é uma máquina belíssima, que consegue ficar sempre bem nas fotos (não faço aqui qualquer tenção de atentar à qualidade do fotógrafo, e não consigo senão imaginar qual deverá ter sido a sensação de estar ali para tão belas imagens registar). Apesar de partilhar das qualidades e defeitos de um faz-tudo, a verdade é que já faz parte do imaginário de muitos aficionados da aviação (como eu)...
Em qualquer caso, e novamente, grandes fotos! Obrigado por as partilhares.
Enviar um comentário