Apesar de quando ao se falar de Marinha e se pensa em hélices, se associar normalmente às que propulsionam os navios ou submarinos, a Marinha de Guerra Portuguesa, tem também "hélices" que são asas nos helicópteros da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.
Criada em 1993 com os Westland Super Lynx Mk.95, para equipar as fragatas classe Meko 200 então também recentemente adquiridas, esta Esquadrilha representou o fim num hiato de 41 anos durante os quais a Marinha de Guerra Portuguesa não teve asas.
Mas com os Lynx finalmente, as hélices da Marinha deixaram de andar só debaixo de água, e demonstram claramente que os marinheiros também sabem voar.
Nota: Com se sabe os helicópteros têm rotores e não hélices, mas optou-se ainda assim por manter o trocadilho apesar da incorrecção técnica do termo.
5 Comentários:
Caríssimo!
Excelentes fotos!
Fui marinheiro, como sabes, durante 18 meses e a Marinha sempre me deixou uma enorme coluna de respeito.
E então, quando ganha asas, o respeito aumenta. Voa, por assim dizer!...
Estes Super Lynx são extraordinários, boas máquinas e muito versáreis, e bem-pilotadas, se me permitem o comentário.
Vi ambas as demonstrações principais nas iterações da Red Bull Air Race no Porto, e devo dizer que fiquei fascinado com a agilidade das máquinas e habilidade das tripulações. Senti um certo orgulho por ver ali aviadores portugueses a darem um show daqueles. Aliás, por muito que adore a corrida em si, sinto-me obrigado a colocar a lista de coisas que mais me fascinaram nestes termos:
1 - Passagem dos F-16
2 - Exibição do Super Lynx
3 - A Corrida
Saudações.
Grandes Fotos!
Belos Pássaros de Ferro!
Rui Ferreira
Corsário nº5513
Grande Rui, muito obrigado pelos comentários, bem como aos restantes (incluindo o Comandante com quem como é óbvio é sempre bom estar nas boas graças... xD)
Abraços
Belas fotos... São aeronaves excelentes, que dotam também a Marinha do Brasil. Eu particularmente tenho um pouco de birra com o design da cauda deste heli, pois o ângulo negativo dá impressão que a aeronave está se quebrando.
Enviar um comentário