Decorreu durante o passado fim-de-semana mais um concurso/exposição de modelismo em Maceda, onde os modelistas nacionais e internacionais puderam apresentar algumas das suas melhores criações.
Desde monumentos em cartão, passando por navios em madeira, figuras da BD, modelos de series de ficção científica, submarinos, porta-aviões, tanques de guerra e como quase sempre, especial incidência na aviação.
Alguns excelentes exemplares puderam ser vistos por quem passou pela Junta de Freguesia de Maceda, local que albergou o evento. Cuidadosamente detalhados, envelhecidos, alterados para representar um modelo em particular, ou simplesmente exóticos. Um mundo à escala, paralelo ao real, eternizando momentos históricos ou simplesmente imaginados como foram, ou podiam ser.
Este ano contou ainda com o aliciante da visita à secção museológica do Aeródromo de Manobra nº1 – que fica a poucos quilómetros do local da exposição – promovida pela organização da exposição e contando com a gentileza da Força Aérea, que permitiu certamente tirar muitas dúvidas aos modelistas acerca deste ou aquele pormenor que as fotos disponíveis não permitiam dissipar; para buscar inspiração para novos modelos, ou simplesmente fazer um “walkaround” despreocupado, só pelo gosto de ver, tocar, ou até sentar-se dentro de uma dessas maravilhosas máquinas voadoras que marcaram épocas ao serviço da FAP.
Curiosamente os modelos nacionais este ano não estiveram particularmente em evidência na exposição, salvo honrosas excepções, não representativas do muito que se fez e faz por cá, numa altura em que até existem no mercado muitos mais modelos e decalques que há alguns anos atrás.
Nesse aspecto, é de louvar o esforço de algumas marcas que têm lançado decalques de muitas aeronaves históricas portuguesas, permitindo suprir uma lacuna muitas vezes difícil de contornar com qualidade.
É igualmente digna de registo a quantidade de kits, decalques e acessórios disponíveis na loja BigCat (patrocinadora do certame), quando muitas fecham, remetendo os modelistas para compras à distância.
Quem venceu o V Concurso de modelismo de Maceda, será porventura o menos importante de um fim-de-semana bem passado e como sempre para o ano espera-se mais e melhor.
No modelismo o único limite é a imaginação. É disso que vive o seu brilho.
Fotos da visita ao AM1:
Fiat G-91R3 s/n 5452
Cessna T-37C s/n 2427 e CASA C-212 Aviocar s/n 16503
Cessna FTB-337G s/n 13710
Northrop T-38A Talon s/n 2608 e Dornier Alpha Jet s/n 15246
Sudaviation - SE 3160 Alouette III s/n 19368 (heli de alerta busca e salvamento - activo)
0 Comentários:
Enviar um comentário