Vista Geral de LPMA - Aeroporto Internacional da Madeira - Imagem daqui
Razões familiares e profissionais "atiraram" comigo para a Madeira.
A "cousa da aviação militar" por aqui é diminuta. Vive de uns quantos e esporádicos (agora) C-295M, o EH-101 Merlin e o C-130 ainda mais pontualmente.
O bom apreciador de aviões, apesar disso, sobrevive à ausência, pois as raízes do gosto pela aviação são fundas e não se deixam abater.
Felizmente, a casa que agora habito, dista uns escassos 8 ou 9 km do Aeroporto Internacional da Madeira, com vista alargada de Leste a Oeste.
Todas as aproximações feitas à pista 05 (do lado de Santa Cruz - a operada na maioria dos dias, dada a predominância dos ventos a isso obrigar) podem ser vistas da varanda cá de casa, sobretudo a majestosa volta que os aviões fazem sobre o mar, já relativamente baixos e configurados.
Mesmo sendo aviões civis, não deixa de ser muitíssimo interessante ver os intrépidos aparelhos como que pendurados sobre o oceano, resistindo aos ventos, curvando sobre as águas e alinhando-se com a pista, lateralmente a encostas abruptas, povoadas de casas. Aliás, a dimensão dos aparelhos ainda torna essa sensação de precariedade mais notável. Ver um A-330 a fazer a curva, é algo de muito bonito...
Quando a pista a operar é a 23 (lado da cidade de Machico - parte da pista assente na mega estrutura de betão), vejo os aviões a subir e a virar, predominantemente rumo a Nordeste, com os motores a troar potência de subida...
Independentemente da ausência dos F-16 e companhia, os "estragos" estão minimizados e, apesar dessa diferença, um avião é sempre um avião, tenha a forma, o ruído ou a cor que tiver.
Gosta-se e pronto!
Aproximação final e aterragem nocturna na pista 05 - Foto: Rui Sousa
Agradecimento especial ao Rui Sousa pelas fotos cedidas e especial referência à beleza da foto nocturna!
1 Comentários:
Pois é. Por aqui estamos algo condenados a nos dedicarmos à aviação comercial.
Até porque o tráfego militar é mesmo quando menos se espera...
Ainda ontem dei uma passada rápida para registar a chegada do Privilege, que trazia a equipa do Atlético de Bilbao.
Posteriormente vim a saber que pouco depois chegou um C-295 (16704) e um dos Merlins (CSAR) para reabastecer entre evacuações em alto-mar...
Já agora, a primeira foto que mostras é do Miguel Nóbrega:
http://www.airliners.net/photo//0925103/L/
ah..e obrigado pelos comentários à foto nocturna. Tenho de fazer mais algumas. Nunca mais o fiz...
Enviar um comentário