Northrop T-38A Talon s/n 2601 pertencente ao Museu do Ar com a carlinga aberta expondo o interior do cockpit dia e noite aos elementos |
Num dos últimos fins-de-semana calhou estar pelas imediações de Alverca e apesar do Museu do Ar já não estar aberto ao público, aquele meu instinto de olhar para o céu sempre que ouço o ruído de um avião, também me leva magneticamente a estar perto deles.
Passei por isso pelo antigo Museu do Ar e qual não é o meu espanto quando para além das cores desbotadas (já esperadas) dos modelos expostos no pátio em frente ao hangar que albergava o Museu, me dou conta que a carlinga da frente do T-38 estava escancarada, expondo o interior do avião à inclemente intempérie que assolou o país nas últimas semanas.
Não faço ideia há quanto tempo estaria naquela situação, nem qual a razão para a mesma. Vandalismo? Descuido? Não faço ideia.
Sei que me doeu na alma ver um avião que foi por largos anos a única máquina supersónica da Força Aérea, na decadência apesar de teoricamente ter sido conservado para museu.
Já em Julho passado me tinha apercebido que o A-7 atribuído ao Museu do Ar em Sintra, sofria de mal idêntico, embora mais disfarçado, podendo ainda assim notar-se perfeitamente que a carlinga mal fechada notoriamente há bastante tempo, proporcionava a degradação do interior do cockpit.
Percebe-se que as verbas para manutenção de aeronaves que não são já mais do que memórias de outros tempos, não são prioritárias face às urgências das actualidades.
As pinturas e restauro custam dinheiro.
Certos cuidados no entanto não.
À semelhança das pessoas, os aviões velhos também merecem respeito.
1 Comentários:
Boa Noite,
Encontrei por acaso este blog e hoje passei pelo avião em questão e após leitura deste artigo... já percebi o porquê do estado miserável desta bonita aeronave.
Passados cerca de 12 anos do seu post, aqui estão fotos do T-38 português:
[url=https://postimg.cc/1VBkkT1f][img]https://i.postimg.cc/1VBkkT1f/Whats-App-Image-2022-01-04-at-19-01-21.jpg[/img][/url]
[url=https://postimg.cc/ftcnKyH7][img]https://i.postimg.cc/ftcnKyH7/Whats-App-Image-2022-01-04-at-19-01-37.jpg[/img][/url]
Nota-se a gritante diferença de estado em que está o T-38 que está em exibição na rotunda de Alverca (entrada da A1).
É o que temos hoje em dia... ninguém quer saber de nada - sei que dinheiro custa a ganhar, mas caramba - quais são os custos de manutenção para preservar estas aeronaves? Não será uma fortuna de certeza e alguêm meteu ao bolso estas despesas, como de costumo.
Que vergonha!!
Enviar um comentário