Vista geral da placa de estacionamento frente à torre de controlo num intervalo entre aguaceiros |
A chuva apesar de tudo não tirou a boa disposição |
A "rapada"ao aeródromo do evento por um dos F-16 da parelha QRA (quick reaction alert) |
A partida do TB-30 Epsilon 11405 |
Os preparativos para a partida |
Uma última passagem do "70.000 Horas" |
A aviação foi com certeza o tema de grande parte das conversas do dia |
Um dos poucos voos da tarde |
Um F-16 no aeródromo Bissaya Barreto em Coimbra: uma visão pouco comum! |
A tradicional Festa do Pilotaço iniciou-se há já algumas décadas atrás entre os pilotos da Força Aérea e mais tarde foi-se naturalmente estendendo à aviação civil e desportiva num ambiente de camaradagem entre profissionais ou simples amantes do voo.
Por iniciativa do Aero Clube de Coimbra, reavivou-se a tradição, após alguns anos de interregno e a Festa do Pilotaço tinha lugar marcado para o Aeródromo Bissaya Berreto em Cernache - Coimbra a 20 de Março.
Devido às condições atmosféricas principalmente, o evento não foi no entanto o desejado pela Organização, com a ausência de muitos dos inscritos e o cancelamento da actuação da patrulha Smoke Wings nos seu conhecidos Yak-52, nos quais estava também previsto que alguns dos presentes pudessem tirar os pés do chão e sentir um pouco da adrenalina das piruetas no céu.
A Força Aérea fez contudo questão de marcar presença com um TB-30 Epsilon no local, dois F-16 (QRA - os live Sidewinder não enganam) que efectuaram duas fugazes passagens (ao que parece também devido ao mau tempo não se terão alongado mais) e a presença do famoso 15100 que como de costume fez as delícias de quem queria ter a sensação de sentar no cockpit de um avião de combate.
Em tudo o mais a actividade aérea foi extremamente reduzida, salvando-se o convívio das gentes do ar que não desmoralizaram mesmo preante o cenário montado pelo S.Pedro.
O dia não foi certamente o idealizado (ironicamente o Inverno levou a melhor no próprio dia de início da Primavera) mas para quem gosta de aviões e desfruta de qualquer oportunidade de estar perto deles, a Festa do Pilotaço, que costuma ser apenas para pilotos, acabou por ser desta vez um pouco menos restrita, podendo os curiosos e aficionados que se deslocaram ao local, contactar de perto com as aeronaves presentes na placa de estacionamento e misturar-se com os donos da festa.
A bandeira da República e a do Aero Clube de Coimbra em fundo |
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTA: Já disponível no Pássaro de Ferro-Operations o anunciado "Dossier 15133"
0 Comentários:
Enviar um comentário