Se existe avião que marcou a história da aviação militar e ainda hoje é um dos meus "favoritos" esse avião é o McDonnel Douglas F-4 Phantom II.
É um dos aviões mais expressivos de todos os tempos. Possui demasiada história sob e sobre as suas asas para que tentemos discorrer sobre ele em meia dúzia de linhas.
Tive o prazer de o ver voar algumas vezes, sendo a primeira delas absolutamente "arrasadora", ocorrida no mítico NTM87 no Montijo, com um avião inglês, ainda com os brutalmente ruidosos motores "Rolls-Royce Spey" a arrancar numa descolagem que me deixou exangue!...
Cheguei a construir um kit na escala 1/72, pintado com uma camuflagem wrap around, daqueles que despejaram toneladas de bombas no Vietname.
Parelha F-4, fotografada em 1971 na Holanda
Uma das versões mais "aterradoras" do F-4 Phantom era a versão "Wild Weasel", que semeou o pânico nas instalações de radar dos "inimigas", numa das variantes deste caça-bombardeiro que ficou mais conhecida pelo seu poder e eficácia.
Foi também mais um dos ícones alados da Guerra Fria, fosse na versão Wilde Weasel, fosse como simples caça/interceptor/ bombardeiro, sempre pronto a equilibrar a "balança do terror" que, estranhamente, mantinha o mundo "seguro"...
Versão "WW" do F-4
O F-4 foi um verdadeiro multi-role antes desse conceito ter semeado uma certa "destruição" na ideia de que cada avião tem a sua missão, substituindo-a pela actual, todas as missões tem (quase) o mesmo avião...
Uma coisa é certa no seu carácter consensual. Nenhuma história da aviação militar se poderá escrever sem o F-4 Phantom II. E para muitas forças aéreas que o voaram, que não só a Norte-Americana, o agora "velho" Phantom deixará saudades e, juntando-se a tantos outros ao longo de todos estes anos em que o sonho de voar se materializou, deixou o céu do mundo muito mais pobre.
O F-4 voando com 3 diferentes gerações de congéneres, o F-22, o F-117 e o F-15, aviões cujas respectivas missões foram cumpridas pelo Phantom, nas suas diferentes versões e salvaguardadas as diferenças, nos seus tempos de glória...
___________________
Nota: Ainda esta semana, reportagem do Paulo Mata para o Pássaro de Ferro, no Porta-aviões francês Charles de Gaulle!
2 Comentários:
Defendi durante muito tempo em foruns, que agora que tanta da tecnologia e procedimentos ja' foi desclassificada, se deveria fazer um simulador a serio do F-4, com a possibilidade de multiplayer piloto / RIO.
Sonhos : )
O F-4 foi também uma das minhas aeronaves preferidas!
Parabéns "Lobos"!
Também pus isso no meu blog "Aero Asas"!
Cumprimentos!
Enviar um comentário