O Pássaro de Ferro está a pouco mais de um mês de completar 4 anos online.
Já algumas pessoas me questionaram como é que é possível manter um espaço deste teor, actualizado, no mínimo, duas vezes por semana, durante tanto tempo...
Resposta imediata: Paixão pelos aviões!
Como se prepara uma "missão" no Pássaro de Ferro?
Tomemos como exemplo esta mesma.
Ontem à noite, cerca das 22:30h, depois de ter feito um briefing telefónico com o meu "Sub-Comandante e Oficial de Operações" - Paulo Mata, ficou decidido que seria eu a voar e que seria uma missão nocturna.
Cerca das 19 horas de hoje comecei a prepará-la. Pensar na rota a percorrer, altitudes de navegação, velocidades a utilizar, "alvos a marcar", definir "armamento" a usar, procedimentos de emergência (quando se inicia a corrida para a descolagem, temos de estar preparados para tudo, como por exemplo abortar ainda em safety zone...), no caso em apreço, mudar por completo o que escrever e publicar...
21 - 22h, jantar.
22:30h, Verificação do plano de voo e revisão dos parâmetros da missão.
23:00h - Encaminhei-me (fiz o step) para o meu avião (Computador), procedi a algumas inspecções antes de colocar o motor em marcha.
23:05h - Procedi à revisão do planeamento da missão, verificando ponto por ponto os seus parâmetros.
23:30h - Depois de executada a check list (revisão do texto e fotos), descolagem. Missão no ar!
O carácter metafórico desta "missão" demonstra que, por mais simples que pareça voar no Pássaro de Ferro, isso carece de preparação e saber antecipadamente o que se pretende e como atingir o que se pretende.
Este simples texto levou, sem exageros, mais de 4 horas a preparar (pensar no que e como escrever, escolher as fotos, rever e, finalmente, publicar...). Outros levam muito mais horas, alguns até dias!
Quanto mais penso nos vários milhares de horas (um dia farei o cálculo aproximado...) que já dediquei este projecto (e certamente os que habitualmente aqui voam) , mais vontade tenho de o continuar e a fazer cada vez melhor!
2 Comentários:
... ui! Como eu entendo este post...
Pois é, meu caro!...
Só o "Dossier 15133", publicado no PF-Operations, longe de estar "concluído", levou-me umas 15 horas de trabalho, distribuídas por duas semanas...
Enviar um comentário