O Pássaro de Ferro dá a conhecer o trabalho deste grupo, em Inglaterra e que deixa bem claro e com provas, como se podem amar os aviões!
O texto e as fotos são da autoria do Grupo Português de Restauro de Aeronaves - Portuguese Aircraft Restoration Group
«O Grupo Português de Restauro de Aeronaves, surgiu em Janeiro de 2010, durante uma visita ao Concorde em exposição no Aeroporto de Manchester, organizada pelo site "Sala das Máquinas" em parceria com o jornal português editado no Reino Unido "As notícias". A visita reuniu alguns interessados no assunto da Aviação, que foram unânimes em confirmar a dificuldade que diversas organizações e museus espalhados pelo Reino Unido têm em conseguir encontrar voluntários para ajudar na recuperação de aeronaves de interesse histórico.
A partir daí, um pequeno grupo de entusiastas reuniu esforços e manteve-se em contacto, encetando contactos com organizações e museus que necessitassem de ajuda neste campo. Formado por profissionais dos mais diversos ramos, alguns ex-militares que serviram na Força Aérea, a designação em língua inglesa do grupo justifica-se por a sua actividade se desenrolar num ambiente anglófono, e para começar a internacionalizar a ideia de que Portugal também tem tradição no restauro e manutenção de aeronaves antigas e clássicas. Não é possível desenvolver uma actividade como a de restauro de aeronaves sem encarar a mesma como uma actividade internacional que exige cooperação multidisciplinar entre organizações e entusiastas de todo o Mundo.
Actualmente, o Portuguese Aircraft Restoration Group encontra-se envolvido em dois projectos, o do restauro do histórico deHavilland Comet "Black Magic" G-ASCP, que esteve registado em Portugal como CS-AAJ nos anos 30, conhecido como "Salazar", e de outro deHavilland, desta feita de um Sea Vixen, um caça naval com dois reactores Rolls-Royce Avon, abandonado num jardim infantil com graffitis, e que hoje se encontra em condições de ser taxiado em pista pelos próprios meios.
Paralelamente, temos sempre gosto em colaborar com organizações congéneres que precisam de ajuda, por exemplo em vésperas de festivais aeronáuticos ou em arranque de projectos.
A magia da Aviação é que dilui as barreiras sociais, e possibilita o convívio entre todos como uma família, independentemente do estrato social ou ocupação de cada um. Estamos aqui para viver a Aviação e tentar levá-la a um maior número possível de pessoas. Estamos aqui para tirar aviões dos pedestais, e para colocá-los cá em baixo para os jovens e menos jovens contactarem com os seus sonhos de criança.
Este é o objectivo do Portuguese Aircraft Restoration Group.»
0 Comentários:
Enviar um comentário