O Pássaro de Ferro foi, e é de raiz, um blogue maioritariamente orientado para a aviação militar. Isso nunca impediu no entanto de falar, retratar, informar, opinar, sobre o que quer que seja que esteja relacionado com o acto de voar.
O acompanhamento do campo de treino em Santarém, onde pilotos nacionais e espanhóis evoluíram sob a batuta de Claude Bessiere, um dos melhores treinadores de acrobacia do mundo, foi um exemplo disso.
António Ideias, Lino Gonçalves, Jorge Fachadas, Paco Sola, David Membrives e Santi Sampietro, são pilotos de acrobacia, mas poderiam perfeitamente ser heróis de uma qualquer história da II Guerra Mundial.
No voo efectuado num Cessna da escola de voo Gestair, em que fomos abordados pelos três Extra 300 presentes no campo de treino, para uma sessão fotográfica em formação, foi fácil imaginar os céus de uma Inglaterra em guerra, com o inimigo a aparecer pelo Sol, para rapidamente se confundir com o terreno.
No primeiro fim-de-semana de Junho, Santarém voltará a ser palco de proezas aéreas, com a realização da "Plácido Air Cup 2010".
À semelhança dos pilotos que voam os tais pássaros de ferro de que aqui falamos, neste blogue sempre se aplicou o lema "The sky is the limit".
Civis ou militares, nos aviões como nos pássaros, as asas servem para voar.
Paulo "Wildething" Mata
("Sub-Comandante")
Completa-se hoje, dia 15 de Maio de 2010, o quarto ano de existência do Pássaro de Ferro.
Ao fim deste tempo, que estruturou já uma "marca", este espaço leva a cabo a sua primeira "renovação" de imagem, que se espera mais apelativa, cromaticamente mais ajustada, mas mantendo, como sempre foi seu timbre, uma forte conjugação entre a palavra e a imagem.
A aviação é um universo em que, por muito que se diga, há sempre mais para dizer, sempre mais para ver/mostrar.
Porque todos os dias o céu é diferente, todas as manobras de um "pássaro" têm as suas nuances e, no que toca a imagens, todo o fotógrafo de aviação persegue "aquela" imagem.
O ano de 2010 perfila-se como mais um ano fértil em "operações" do Pássaro de Ferro que, a seu tempo, serão aqui dadas a conhecer, mas que, estamos certos, corresponderão por inteiro ao interesse de muitos dos que têm como paixão, a nossa paixão!
O Pássaro de Ferro segue em frente, em voo ou em terra, mas sempre com o mesmo desígnio do primeiro dia!
Paixão pela aviação!
Pelo sonho de voar, hoje realizado, mas NUNCA terminado!
António "Sniper" Luís
("Comandante")
*
PS: Um agradecimento especial da parte do Pássaro de Ferro ao António Ideias, Lino Gonçalves, Francisco Santos e todo o pessoal de apoio no Aeródromo de Santarém.
Last but not least, à Gestair e ao Gonçalo Matias pelas facilidades concedidas.
4 Comentários:
Muitos parabéns por estes 4 anos de aviação com (muita) paixão.
Obrigado!
Speedy
Muito bom.
Óptimo design e feliz combinação de cores.
Parabéns
@Speedy!
Obrigado, nós.
Bem sabes que gostar de aviões é assim!
@Pedro!
Pois, está bom, mas tem MUITA ajuda tua!
OBRIGADO!
Abraços.
Vim hoje pela primeira vez aqui e gostei.
Excelente espaço dedicado à aviação.
Parabéns aos autores!
Enviar um comentário