A placa de estacionamento " Bravo 1" onde o público pôde observar os procedimentos precedentes da descolagem |
O "Sabre" e o "Sabre Junior" |
O 15122 dá início às "hostilidades" |
24 ship! |
O fim da exibição e o pára-quedas de travagem com as cores holandesas |
Sob um sol tórrido de Maio, a fazer lembrar tempos idos, decorreram as comemorações dos 51 anos da BA5, albergue desde o seu início das principais esquadras de defesa aérea e ataque da Força Aérea.
À semelhança do ano pretérito, do programa constaram a organização de um "Spotters Day", com acesso a locais privilegiados para os entusiastas da fotografia de aviação e convidados estrangeiros, materializados no caso pelo conhecido F-16 de exibição da Força Aérea Holandesa.
Assim, e além das actividades extra-base realizadas em Leiria, para o dia de Base Aberta, estavam ainda reservadas actividades de aeromodelismo, saltos de pára-quedismo, baptismos de voo, acrobacia aérea, voo de planadores e exposição estática de aeronaves e tecnologia. Estiveram também presentes na exposição, o que é de saudar, instituições de ensino superior civis, estreitando laços com a instituição militar, bem como empresas nacionais produtoras de tecnologia relacionada com a aviação.
A merecer destaque para os aficionados do "voo em computador", a presença da esquadra virtual "Corvos", que mostrou ao público que também se pode voar em F-16 no sofá, com um realismo ao qual só faltará a pressão dos Gs nas manobras mais arrojadas, tal o realismo e preciosismo (no bom sentido) imposto pelos participantes em tudo o que envolve a esquadra virtual.
Quanto à actividade aérea propriamente dita teve o seu ponto alto com a formação de 24 F-16, batendo o record do ano passado quando voaram 22. Este facto mereceu a exibição da "bandeira branca" por parte da manutenção, significando que todas as aeronaves foram dadas como disponíveis para voo. À última hora no entanto, e já na fase de teste de sistemas antes da descolagem, uma das aeronaves (15114) reportaria uma anomalia impeditiva de prosseguir para voo.
Fait divers à parte, para a história fica mais uma formação de F-16 memorável, espelho do empenho e dedicação daqueles que com eles (neles) trabalham.
O temperamentalismo das máquinas atingiria também o F-16 holandês de "solo display", acabando por ser a exibição de performance feita na aeronave de reserva, com a pujança e mestria reconhecida a esta equipa, mas infelizmente sem o efeito visual proporcionado pela pintura do avião principal.
As demonstrações de acrobacia ficariam ainda empobrecidas pelo cancelamento das actuações dos Rotores de Portugal e do Team Lima Alpha por António Ideias, sabendo-se posteriormente a razão deste último, ter sido a participação na República Checa do talentoso piloto nacional, no primeiro de cinco campos de treino destinados à preparação para participação nas Red Bull Air Races.
Quem se deslocou a Monte Real, não deu certamente o seu tempo por perdido, ou não fosse o espectáculo de ver 24 F-16 em acção (parte deles taxiando e estacionando bem perto do público) motivo suficiente para vir de lá satisfeito.
Como nota de rodapé e nos tempos que correm que se sabem difíceis para o país, de notar que o movimento de F-16 não foi puramente lúdico, cumprindo cada avião e cada piloto, uma missão operacional, após a passagem em formação.
Citando o próprio Comandante da Esquadra 201: "À parte o orgulho de colocar uma frota de 24 aviões no ar, para nós foi um dia normal de trabalho".
Parabéns à BA5 e parabéns aos profissionais da Força Aérea!
Até 2011! |
6 Comentários:
Boa reportagem...
Nao me deve conheçer mas tive ao pe de si quando colocaram o Sabre e o Sabre "junior" para tirarmos as fotos, que o Sr ate me deu um cartaozinho seu!(Obrigado ehhhh)
Parabéns pelo blog que ja conhecia mas passarei a consultar com mais frequencia!Já agora fica aqui o meu: www.vidadespotter.blosgpot.com
Excelente relato, como sempre!
Parabéns!
Olá Joao, lembro-me perfeitamente da conversa com o grupo de spotters junto aos "Sabres" ;)
O endereço do teu blog nao está a funcionar...
Obrigado Pedro!
Um abraço a ambos e vao aparecendo ;)
Parabéns pela reportagem!
Cumprimentos!
Obrigado Rafael ;)
Abraço
Entrar na força aerea para mim era um sonho mas nao posso pois tenho alguma deficuldades a matematica mas safome bem a ingles
Mas pronto fico so pelos simuladores =(
Ja agora Mustang P-51 é que uma verdadeira maquina de guerra
Enviar um comentário