EH-101 Merlin
O Festival Aéreo Comemorativo do 58º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, realizado no Arquipélago da Madeira, mais propriamente na baía do Fuchla, iniciou-se com uma acção/simulação de salvamento no mar. Algo que de há muitos anos a Esquadra 751 faz, com abnegada dedicação e profissionalismo. Sempre "para que outros vivam!"
C-212-300 Aviocar
Depois passou uma formação de dois Casa C-212 Aviocar, uma das mais impressivas imagens de marca da presença da FA nesta região. O aparelho da sua versão C-212/300 efectuou algumas passagens, revelando as suas características antenas e sistemas que a distinguem das demais.
C-295M
Os novos C-295 marcaram também a sua presença, com uma formação de 3 unidades, da qual se destacou o 16705 que demonstrou com apuro, as suas capacidades.
C-130H
O mítico C-130 Hércules não podia falhar. Três aparelhos surgiram em formação, destacando-se um deles que exibiu as suas performances, tendo-se despedido dos largos milhares de pessoas presentes ao longo da baía do Funchal, com uma "brilhante" largada de flares, cujas foto serão publicadas em breve aqui no Pássaro de Ferro.
P-3C Orion
O P-3C Orion, aeronave de luta anti-submarina e de patrulhamento marítimo, efectuou também algumas passagens, com a sua elegante silhueta...
Alfa Jet
Seis aeronaves Alfa Jet surgiram nos céus do Funchal, destacando-se uma delas, tripulada pelo CAP Pilav Ribeiro, que arrancou fortes aplausos à multidão, com as suas manobras, apenas "ensombradas" pela ausência do segundo aparelho, que fez dos "Asas de Portugal" uma dupla de imbatível sucesso...
AL-III "Rotores de Portugal"
Os sempre muito competentes "Rotores de Portugal" que, agora numa formação de dois aparelhos, não deixou os seus créditos por voos alheios, exibindo-se com muito sincronismo e beleza, fazendo esquecer que são intrépidos helicópteros com quase meio século de operações na Força Aérea.
F-16AM
O Festiva Aéreo terminou com a passagem de 12 aparelhos F-16, em quatro formações de três, de que se destacou o F-16AM 15110, tripulado pelo Maj PILAV Dionísio, Comandante da Esquadra 201 - Falcões e que, com algumas manobras plenas de pujança, rasgou os céus da baía da capital madeirense.
______
Nos próximos dias, reports mais detalhados e fotos do Paulo Mata, fotógrafo oficial do Pássaro de Ferro, no AM3 - Porto Santo e no Funchal.
Recomenda-se também a passagem pelo Madeira Spotters e pelo blog do Rui Sousa, Planes and Stuff!
Recomenda-se também a passagem pelo Madeira Spotters e pelo blog do Rui Sousa, Planes and Stuff!
0 Comentários:
Enviar um comentário