O Pássaro de Ferro, uma vez mais pela oportuna e gentil cedência de fotos dos arquivos do Paulo Moreno, orgulha-se de apresentar um conjunto de fotos que, certamente, farão as delícias de muitos admiradores de um dos mais míticos aparelhos a jacto que operaram na arma aérea nacional. O Fiat G-91.
Foram captadas em Monte Real, algures no ano de 1991, soavam já (ainda que baixinho...) as trombetas para a sua retirada dos céus.
Contudo, o Fiat G-91 foi sempre um intrépido avião, que resistiu com invulgar força e determinação à cavalgada da tecnologia, demonstrando por variadas ocasiões e situações que o binómio "piloto-avião" ultrapassa a - perdoe-se-me o termo - "gritaria" que a tecnologia impõe.
É bom entendermos a história. Ela fornece pistas para a compreensão do presente e para uma melhor projecção do futuro.
O Fiat G-91 tem tanta e tantas história(s) para contar.
Ficam as magníficas imagens que a(s) alimenta(m).
Reabastecimento de um G-91 - 5459.
Para um amante destas coisas, é impossível não achar absolutamente delicioso o facto de, na segunda foto, surgir o avião com o combustível a escorrer pela fuselagem. Digamos que atestou...Até por este pormenor se constata a simplicidade da operação do Fiat G-91.
A versão bilugar (T1/T3)do G-91, vendo-se em segundo plano uma linha de T-38
Pormenor da parte da frente de um Fiat G-91 T3
Fiat G-91 T3 "descansando" na Bravo 1 de Monte Real
3 Comentários:
Excelentes registos, sem dúvida!
Era um belo avião, mesmo não sendo o melhor (nem nada que se parecesse....)
Atenção ao excelente pormenor do T/3 1809 ainda possuir na sua fuselagem o símbolo da Esq. 303 "Tigres" da BA4.
Isto foi num celebre jantar de pilotos de caça, daí se verem os 38. Tb havia 33 e 37's. No dia seguinte havia pessoal muito mal tratado...��
Enviar um comentário