O Tactical Leadership Programme ou TLP, como o próprio nome indica, não se trata apenas de um mero exercício militar, mas sim de uma organização à qual pertencem várias Forças Aéreas. Existindo desde 1978, tem por objectivo melhorar e homogeneizar tácticas e procedimentos em operações multinacionais, consistindo de parte teórica e prática.
A sua sede passou já por várias bases e países, sendo a mais recente e actual a base de Los Llanos em Albacete, Espanha.
O curso a decorrer, do qual se obtiveram as presentes imagens, não foi dos mais concorridos da história do TLP, mas é sempre bom rever "velhos amigos" como os Tornado alemães ou os Mirage 2000 franceses, ou ver em acção os Typhoon italianos ainda a cheirar a novo. A fechar o lote de participantes, os algo raros AMX italianos, F-16 holandeses, F-18 finlandeses e espanhóis, helicópteros de apoio a forças terrestres Bell AB-212 italianos e um incontornável E-3 Sentry francês de controlo aéreo avançado.
Oportunidade ainda para ver Mirage F1 da Ala 14, que não participando no TLP, foi facilitada ainda assim a visita a um shelter onde uma unidade ostentava orgulhosamente a sua panóplia de armamento, num estilo muito à la Guerra Fria (ver foto no artigo anterior)
Uma nota final para a impecável organização do spotters day que funcionou na perfeição.
Faltou somente no programa, talvez um pequeno briefing para explicar aos presentes (imprensa incluída) de que consta o TLP.
Mas para quem ia apenas com intenção de "dar ao gatilho", terá sido um dia perfeito!
NOTA: Reportagem completa e fotos exclusivas na revista Sirius à venda no início de Março
0 Comentários:
Enviar um comentário