Deambulando por essa Internet fora, como muitos vezes faço tal e qual um caminhante que parte sem destino definido, parei num blogUE que com muito gosto costumo consultar, o Ex-OGMA. Fotos antigas das instalações de Alverca, recortes de revistas com muitas décadas, imagens de colecções pessoais, de muito se pode encontrar naquele espaço. E, como A-7ólico irrecuperável que sou, ou como nós que adoramos e vivemos com paixão tudo aquilo que é relacionado com o Corsair se gosta de rotular, encontrei por lá umas imagens verdadeiramente preciosas, diria mesmo um verdadeiro achado, e é com a devida vénia que aqui as reproduzo. Foram retiradas de uma revista “Mais Alto” da década de 70 e mostram o A-7A da U.S. Navy com o BuNo “153177” a ser intervencionado em Alverca no decurso do ano de 1970, ao que tudo indica. Ora o “153177” viria a ser, década e meia mais tarde, o A-7P “5526”. Dir-se-ia tratar-se do regresso do filho pródigo.
Na altura em que estas imagens foram recolhidas, este A-7A integrava o Esquadrão VA-105 “Gunslingers” e estava embarcado no porta-aviões USS Saratoga (CV-60). O Saratoga, em 1970, encontrava-se destacado entre o Atlântico Norte e o Mar Mediterrâneo enquanto parte da 6ª Esquadra. Tendo as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico celebrado em 1955 com a U.S. Navy um contrato com vista à manutenção das suas aeronaves na Europa (o que atesta bem da qualidade do trabalho ali executado), nada mais natural que encontrar aparelhos navais norte-americanos em Alverca como é o caso destes nossos futuros SLUF e de tantos outros, quando a necessidade de uma intervenção mais profunda se tornava premente.
Mais um pedacinho da nossa história, e neste caso em particular da história da FAP e da passagem do Vought A-7P Corsair II por céus portugueses, que é sempre maravilhoso (re)descobrir.
(Feet Dry – expressão normalmente empregue na aviação militar para se dar conhecimento de que se está a sobrevoar terra; o contrário de Feet Wet, sobrevoar o mar).
Duas imagens do A-7P s/n 5526 (ex. 153177 da USNavy) - Crédito dos autores nas imagens.
Texto: Carlos "Charlie Golf" Gomes
0 Comentários:
Enviar um comentário