Já aqui escrevi, na primeira pessoa que, em tempos, tive um "problema" com este avião.
Recapitulada a história, cuja natureza foi a primeva matriz da "fundação" do Pássaro de Ferro, partilhamos algumas fotos já com algumas décadas de envelhecimento, fotos que fazem parte da história da aviação militar nacional, histórias que muitos militares e até civis viveram e testemunharam, na primeira pessoa, envolvidos nas operações ultramarinas ou nas "rotineiras" operações da Força Aérea na metrópole.
O Noratlas (nas versões Nord 2502A e Nord 2501D) foi uma espécie de C-130 Hércules daquele tempo, um obreiro sem hora marcada, sempre pronto a servir a causa.
Aconselhamos, também, uma visita aqui, para compreender mais e melhor a história destes aviões na FA.
Em paralelo, uma fotografia contrastante, do pequeno DO-27, mais um avião carregado de história, que muitos ainda hoje veneram, ao ponto de existir, ainda, um exemplar que enche o céu sempre que há festa.
Mais uma vez, o Pássaro de Ferro agradece ao Carlos Costa a cedência destas fotos da sua colecção, chegadas até nós pela habitual disponibilidade do Paulo Moreno.
Aspectos da operação do Noratltas em África.
Um DO-27 sobrevoando território africano, com as cores nacionais, algures na décadas de 60/70.
3 Comentários:
Boas,
Antes de mais, excelente trabalho na concepção deste artigo e respectivas fotos. Apenas uma adenda: pelo que sei, existem 2 Dornier DO-27 em estado de voo em Portugal, ambos na BA1 de Sintra.
Cumprimentos.
Caro Rafael!
A ajuizar pela consulta deste link, existem até 3 aviões DO-27e condições de voo...
Aqui: http://www.emfa.pt/www/po/musar/
Obrigado.
Abraço.
AL
Boas,
Desconhecia a existência de um 3º DO-27 em estado de voo em Portugal... Obrigado pela informação!
Cumprimentos.
Enviar um comentário