Em 2002 realizou-se o último Nato Tiger Meet em Portugal, na Base Aérea nº 11 - Beja, sede na altura, da Esquadra 301 – Jaguares que operava, então, o Alfa Jet.
Nesse ano comemoraram-se, também e em simultâneo, os 50 anos da Força Aérea Portuguesa (FAP) como ramo independente das Forças Armadas.
Para registar estes factos com a dignidade dos grandes dias da história, a Esquadra pintou um dos seus aparelhos, o s/n 15250 com uma magnífica pintura, que as fotos do Paulo Mata documentam.
A escolha deste aparelho em particular pretendeu, justamente, simbolizar os 50 anos da FAP, muito embora carregasse nas asas o “peso” do espírito felino, simbolizado no Jaguar.
É concretamente este espírito felino que, anualmente, congrega esquadras NATO que operam sob a sua iconografia, respondendo às missões que cada nação lhes incumbe e estabelecendo relações sociais entre a comunidade "Tiger" - uma das vertentes deste "clube" - operem rápidos e poderosos caças, ou os mais pachorrentos e não menos úteis helicópteros. O espírito "Tiger" é independente das asas que o fazem voar sobre as coisas, dominando-as. Sempre!
A FAP e a Esquadra 301 - Jaguares, já por duas vezes (1980 e 1985) venceram o troféu máximo deste evento, o "Silver Tiger", operando aeronaves Fiat G-91 que demonstraram que o "espírito tigre" reside nos homens que operam as máquinas (mecânicos, pilotos, todos) sejam elas sofisticadas ou não, como não eram sofisticados os fieis G-91.
Estamos certos que, independentemente do resultado deste ano, a Esquadra 301 - Jaguares saberá honrar, como sempre fez, o seu lema e uma nação inteira que voa com ela.
2 Comentários:
Foi, sem dúvida, uma das melhores pinturas de sempre. A primeira a assumir a identidade da Esquadra... o "Jaguar". Convém realçar que esta pintura foi, por razões operacionais, apresentada um ano antes, no NATO Tiger Meet 2001 em em Kleine Brogel, Bélgica. Em Maio de 2005 este aparelho rumou à OGMA onde foi o primeiro a receber a pintura "Asas de Portugal", tendo realizado o primeiro voo com esta pintura em Março de 2006...
Foi realmente uma das pinturas mais fantásticas de sempre...
A exemplo do G.91 Tigre, seria uma excelente aeronave/pintura para acervo do Museu do Ar....
Enviar um comentário