terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uma colecção com erros... (M532 - 7JM/2011)

Saiu hoje o primeiro número de uma colecção da Altaya “Aviões de Combate a Jacto”, que tem o apoio da Força Aérea e do Museu do Ar. A colecção tem 60 fascículos e tem vários jactos de combate da FAP. A ideia foi boa e começou hoje com o Fiat G.91.




O que me espanta é como é que uma colecção que teve o apoio de gente da Força Aérea tenha erros grosseiros na abordagem que faz do Fiat. Ao ler o fascículo com atenção reparei nos seguintes:

1- Diz o fascículo que o Fiat foi seleccionado pela comissão de avaliação da OTAN em Junho de 1955.


Falso – O Fiat foi escolhido pela OTAN em Janeiro de 1958. O que aconteceu em Junho de 1955 foi a adopção pela Itália do avião, antes das conclusões da avaliação.

2- Diz o fascículo que um acidente com um dos protótipos levou ao cancelamento das encomendas de vários países (França e Grã-Bretanha).
Falso – O acidente de Fevereiro de 1957, não teve nada a ver com o cancelamento da França, que chegou a encomendar a versão R/2. A França cancelou porque optou por desenvolver os seus próprios modelos de fabrico nacional. Quanto à Grã-Bretanha nunca encomendou o Fiat, forneceu foi o motor.

3- Diz o fascículo que o G.91 foi comprado para substituir o velho F-86.

Falso – O G.91 foi substituir apenas os F-86s que tinham estado na Guiné, mas não foi comprado para substituir o F-86 até porque o F-86 era um interceptor e o Fiat um avião de apoio táctico.

4- Diz o fascículo que o Fiat combateu em Angola a FNLA, UNITA e MPLA.

Falso – O G.91 apenas foi usado uma vez em Angola em combate e foi contra a FLEC em Cabinda.

5- Diz o fascículo que na metrópole o Fiat operou a partir de Tancos BA3.
Falso – Na metrópole o G.91 estava sedeado em Monte Real BA5.

Um erro ainda no poster central na parte do armamento. Diz que o Fiat podia carregar até 227 kg de armamento.
Falso – O Fiat podia levar uma carga externa de 1500 libras (680 kg). Em cada uma das estações internas podia levar 750 libras (340 kg), enquanto que em cada uma das externas podia levar 250 libras (113 kg). No entanto, o uso de armamento nas estações externas limitava a carga das estações internas a 500 libras (226 kg) em cada uma, o que dava na totalidade 1500 libras (680 kg) pelas 4 estações.

Finalmente uma nota muito positiva para o trabalho do Paulo Alegria e do Miguel Amaral, grandes ilustradores do Fiat.

sábado, 27 de agosto de 2011

Ao ponto a que isto chegou... (M531 - 6JM/2011)

É impressionante o que se passa hoje em dia no mundo editorial das revistas de aviação militar. Há por aí muita revista que está no mercado, mas que não paga aos autores dos artigos que são publicados. Falo de publicações de carácter comercial. É realmente incrível ao ponto a que isto chegou. Com o surgimento da internet e com a facilidade com que se encontra informação das mais diversas fontes, muita gente pensa que basta pesquisar um pouco para começar a escrever e publicar um artigo. E muitos não se importam de não ganhar nada desde que o artigo apareça na revista e recebam duas ou três cópias gratuitas em casa para depois mostrar aos amigos.

Muitos editores perceberam isto e sabem que há gente que não se importa de trabalhar de graça só para aparecer na revista. Por essa razão deixaram de pagar a qualquer colaborador. Isto faz com que os profissionais destas coisas fiquem numa posição insustentável. Perdem vontade de trabalhar ou então passam apenas a trabalhar para quem paga. Qual é o interesse de fazermos uma investigação séria para um artigo, quando depois não somos pagos pelo trabalho desenvolvido? Ora esta tendência faz obviamente diminuir a qualidade das revistas e penso que isto não tem cura. Vamos continuar a decair.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Se bem me lembro … 9J-BTM na OGMA [4]


C-130A reg.9J-BTM (c/n 3095 s/n56-0487)

Se bem me lembro … e já que ando a despejar, um pouco, o baú, continuo, como já se vê, na senda dos C-130, pelo que aqui vão mais dois.

Este “9J-BTM”, fotografei-o pronto ou quase, ali por volta do ano 2000. Ainda hoje se encontra lá na OGMA mas, por certo, irá seguir o caminho de outros tantos que, por razões que para o caso não são importantes, são, à ordem do fabricante, desmontados dos componentes úteis, ou canibalizados, e depois entregues para reciclar…
Em princípio, este princípio da reciclagem é uma coisa boa, dizem.
Este é um dos aparelhos que integra a edição deste ano do EMOOS, European Military Out Of Service (ex European Wrecks & Relics), anotado por mim na OGMA em Outubro de 2010, mas que não fotografei.






E termino a postagem de hoje, com uma das fotos que me ficou muito bem, ainda que a digitalização não o deixe transparecer na sua plenitude. Um registo bem bonito de um C-130 do Chade, em tons de deserto...


C-130 H Chad AF TT-PAF (c/n 5141, exN73238)
Disponível na MAP em www.mar.co.uk neg.ref.M29803

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gilze Rijen – Nordholz Photoshoot 2010 (part three)



O último conjunto de fotos.
John: Thanks once again for the sharing!











quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gilze Rijen – Nordholz Photoshoot 2010 (part two)



Nesta sequência de fotos, destaca-se desde logo a formação dos Red Arrows com o Avro Vulcan, mas as outras também são ineressantes ... gosto particularmente do Chipmunk vermelho.











quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Gilze Rijen – Nordholz Photoshoot 2010 (part one)


Recebi há algum tempo um conjunto de fotos que me ofertou um Amigo, fotos essas que ele tirou no Gilze Rijen – Nordholz Photoshoot 2010, na Holanda.

E de que servem as fotos de tão espectaculares aparelhos se as não partilhamos? Desafiei-o a ceder para publicar aqui no Pássaro de Ferro, o Comando deu o Go Ahead ... et voilá!

Thanks to My Good Friend John Camp!













ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>