terça-feira, 27 de setembro de 2011

LEEUWARDEN AIR SHOW parte 2 (M541 - 27PM/2011)


F/A-18 Hornet -Finlândia lança uma generosa dose de flares

F/A-18 Hornet -Finlândia
 
Westland Sea King- Bélgica - Busca e salvamento

EF-2000 Typhoon - Itália

Hawker Hunter - Impressionante esquadrilha de 6 aeronaves ainda em condições de voo

Esquadrilha de Hunter (Team Viper) sobrevoa Mig-29 polaco

Alpha Jet - França

Descolagem de Mig-29 polaco para exibição solo

O característico rasto do Mig-29 e o afterburner que acende primeiro no motor esquerdo

Douglas DC-2 de 1934!
 
O F-16 "da casa" encerra as festividades com "fogo de artifício" como mandam as regras

Uma última passagem

As cores da bandeira holandesa e da dinastia de Orange



domingo, 25 de setembro de 2011

LEEUWARDEN AIR SHOW parte 1 (M540 - 26PM/2011)














O Air Show de Leeuwarden no dia 17 de Setembro, oscilou entre o tempo mau e o muito mau.
Com tecto de nuvens baixo a patrulha Red Arrows apresentou-se apenas com quatro unidades, que ainda assim fizeram tudo o que puderam para proporcionar um bom espectáculo.
A parte de leão do show no entanto, estava reservada às exibições solo dos F-16 da Holanda, Bélgica e Turquia, que ora a solo, ora em formação, ou até simulação de dogfight, proporcionaram alguns dos momentos altos do dia.
Há qualquer coisa que os F-16 têm, que os outros aviões pura e simplesmente não têm!


NOTA: Amanhã segunda parte com F-18 (Finlândia), Mig-29 (Polónia), Typhoon (Itália), Hunter (RU) entre outros.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SANICOLE NIGHT (M539 - 25PM/2011)


Sarah Tanner dá início à exibição da patrulha Breitling Wingwalkers

Boeing Stearman da patrulha Breitling Wingwalkers

Breitling Wingwalkers

AT-6A Texan

T-6G  e AT-6A

JAS-39 Grippen da Rep. Checa na primeira exibição a jacto do fim de tarde

Naval Aircraft Factory N3N-3

AH-64D Apache - a foto não foi rodada!

AH-64D Apache Solo exibition

Iacarii Acrobati em Yak-52

Iacarii Acrobati

Iacarii Acrobati

F-16 Belga exibição solo

O Air Show de Sanicole no dia 16 de Setembro, proporcionou uma experiência visual verdadeiramente deslumbrante, tal como previsto.
A oportunidade de ver as aeronaves em exibição num ambiente de fim de tarde, sublinhada aqui e ali por efeitos pirotécnicos ou flares (que não deixam de ser o mesmo), transforma o Air Show de Sanicole num festival à parte no panorama europeu.
Pelos céus de Hachten na Bélgica, desfilaram assim várias patrulhas internacionais: The Blades (RU), Iacarii Acrobati (Roménia), Breitling Wingwalkers (RU).
Exibições solo de AH-64 Apache (Holanda), F-16 (Bélgica), JAS-39 Grippen (Rep. Checa), complementados por algumas aeronaves históricas, como T-6G, AT-6A, Zero (transformado), N3N-3, P-40 Kitty Hawk e ainda a patrulha de pára-quedismo do US Army "Golden Knights"
Incluindo também no programa estava um número de stunt protagonizado pela célebre acrobata Melissa Pemberton que efectuou piruetas no seu Extra 300, à volta do seu marido Rex Pemberton, em queda livre desde os 15.000 pés.
Como senão ficou apenas o facto da exibição solo do F-16 belga, que encerrava o espectáculo, ter ficado para demasiado tarde, já de noite fechada, o que dificultou de sobremaneira a captação de imagens de boa qualidade. O espectáculo não deixou no entanto de ser soberbo para quem se limitava a acompanhar o viper em full afterbuner a espalhar fogo pelo céu.
Sanicole é sem dúvida um festival a rever!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O projecto Feierabend e a compra do Fiat G.91 (M538 - 8JM/2011)

Corriam os anos 60, quando Portugal comprou, na Alemanha, um lote de aviões Fiat G.91 para serem usados na guerra colonial. O processo de compra seria conduzido com algum secretismo sendo apelidado de projecto Feierabend pelos alemães. É uma história que nunca tinha sido contada até hoje. Acabei esta semana um artigo sobre o tema que será publicado em 2012 em várias revistas. Gostei de o escrever, pois descobri muita coisa que não sabia.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

SANICOLE e LEEUWARDEN AIR SHOWS (M537 - 24PM/2011)

O Pássaro de Ferro vai estar presente nos Air Shows de Sanicole (Bélgica) e Leeuwarden (Holanda) a decorrer durante o próximo fim-se-semana, através de Paulo Mata e Nuno Correia.
Dos programas constam inúmeras exibições solo e patrulhas acrobáticas internacionais.
A sexta-feira 16, o Air Show de Sanicole tem o atractivo adicional de se realizar ao fim da tarde, proporcionando um ambiente favorável para a utilização de flares e efeitos piro-técnicos durante as exibições de várias aeronaves, tais como os F-16, AH-64 Apache, algumas patrulhas acrobáticas e até planadores, que proporcionam atraentes imagens.

Paulo Mata, co-autor do livro "F-16 Falcões e Jaguares", vai também estar em sessões de autógrafos programadas para os dias 16, 17 e 18 de Setembro nestes festivais aéreos, em promoção às vendas do livro.

Para já fica o vídeo de apresentação do Air Show de Sanicole:


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Livro "T-6 LUSITANOS" e ESPIMODEL 2011 (M536 - 23PM/2011)


No passado Sábado, 10 de Setembro de 2011, foi revelado ao mundo em cerimónia apropriada, mais um livro sobre uma aeronave com história sob as cores nacionais.
Dado ter sido a aeronave que maior número de unidades teve ao serviço da nação, será quiçá também a que mais história(s) terá para contar, uma vez que a quantidade de versões diferentes operadas e palcos (alguns de guerra) onde actuou, dão só por si "panos para mangas".
A falta de bibliografia dedicada ao tão ilustre (ainda que nem sempre reconhecido) pássaro de ferro, levou a que os autores Rui Domingues, José Ferreira e Filipe Araújo, chamassem a si a árdua tarefa de compilar material e dar forma ao livro "T-6 Lusitanos".
Ainda que dos três autores, apenas um (Rui Domingues) tenha convivido de perto com a aeronave, enquanto técnico na Força Aérea, a equipa conseguiu reunir fotos e construir esquemas de pintura com informação das mais variadas proveniências, incluindo muitos particulares (maioritariamente antigos pilotos e técnicos) e incontornavelmente o Arquivo Histórico da Força Aérea.
O livro em questão tem por isso o mérito de reunir numa única obra, material disperso e/ou desconhecido sobre a frota T-6 que ostentou a Cruz de Cristo, incluindo informação acerca de cada uma das variantes adquiridas e respectiva diferenciação.
Tal como os próprios autores defendem "sem pretensiosismo de historiadores que não são", mas com o intuito de serem úteis às comunidades aeronáutica e modelista.
E por falar em modelismo, foi precisamente a partir do Núcleo de Modelismo de Espinho (denominador comum aos autores) que se desenvolveu o projecto agora concretizado, tendo a apresentação do livro sido realizada por ocasião da 10ª Exposição de Modelismo de Espinho.
Escusado será dizer, que para além e por tudo já acima referido, é uma obra de inestimável interesse para modelistas e entusiastas afins.
O livro tem 124 páginas em formato A4 a cores, com texto bilingue (português e inglês) e está à venda por 19 Euros.
Pode ser adquirido directamente aos autores através do email t6.lusitanos@gmail.com ou nas lojas de modelismo BIG CAT (Maceda), MARSIGOR (Maia), TROFÉU (Espinho) e na QUITÉCNICA (Lisboa).

Os autores da Esq. para a Dir: Rui Domingues, José Ferreira e Filipe Araújo

Como não podia deixar de ser, o Pássaro de Ferro aproveitou também para visitar a Espimodel 2011, "paredes meias" com o local da apresentação do livro, para observar e captar os modelos em exibição. Registam-se com especial relevância os modelos nacionais, cuja execução perfeita é quase sempre difícil, dada a parca quantidade de modelos dedicados à nossa aviação existentes no mercado, e por vezes também de informação, o que exige quase sempre trabalho acrescido ao modelista para conseguir um resultado final satisfatório e fidedigno.

Iniciativas como a do livro ora publicado, pela informação que disponibiliza, ou a edição de decalques para modelos de aviões nacionais, como a marca "Santa Cruz" também vem desenvolvendo, são por isso de louvar e de apoiar.
"Um país é tão grande quanto a sua cultura" e se muitas vezes nos queixamos que somos ignorados internacionalmente, é tempo de fazermos alguma coisa para que isso mude. 
Ninguém o vai fazer por nós.
Bem hajam os que fazem algum coisa!

Vista geral da exposição ESPIMODEL 2011

P-2V5 Harpoon

Helldiver da Aviação Naval

Junkers Ju-52

Dornier Alpha Jet - pintura do Tiger Meet 2002

Alouette III com flutuadores - também conhecido como o "pantufas"

F-86 Sabre

RT-33

F-5 português ou "o avião que não chegou a ser"

F-84 Thunderjet - pintura da patrulha acrobática "Dragões"

F-84 Thunderjet - pintura da patrulha acrobática "S.Jorge"




ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>