Tem início hoje mais uma edição do exercício militar tático "Real Thaw 2012".
Este exercício tem vindo a assumir crescente importância no aspeto do treino operacional na Força Aérea, estabelecendo relações com os outros ramos das forças armadas, Marinha e Exércio, no sentido da abrangência de meios e cenários que, pela sua tipologia e substância, prefiguram situações de atuação e intervenção enquadráveis nas missões em que as forças armadas nacionais tem sido envolvidas, seja através da nossa presença na União Europeia, seja no âmbito da NATO.
Os F-16 vão ser peça importante no exercício, através das Esquadras 201 - Falcões e 301 - Jaguares.
Já não se trata apenas de treino puro e simples do emprego/largada de armamento, digamos, mas da "constituição" de cenários em que forças de resgate são enviadas para teatros complexos e que, nas situações de intervençao atual, de certo modo "abafam" os conceitos de "guerra aberta". Tudo isto torna o exercício de enorme importância para os militares envolvidos, no sentido de serem executados os melhores procedimentos e táticas relativamente às situações reais que possam vir a ocorrer em diversas partes do mundo.
Este exercício pretende, então, atingir três requisitos principais, estabelecidos pelo Comando Aéreo e expostos no "Press Kit" disponibilizado aos meios de comunicação social:
- proporcionar um ambiente operacional o mais realístico possível e típico dos teatrosde operações atuais nos quais os militares portugueses possam vir a participar.
- proporcionar treino adequado aos vários participantes tendo em consideração os diversos tipos de meios (aéreos, terrestres e marítimos) e respetivos requisitos de treino.
- proporcionar a interoperabilidade entre países e respetivos meios.
Participarão para além das forças armadas nacionais, meios e militares de Espanha, Holanda, Estados Unidos e Inglaterra.
As ações realizar-se-ão, sobretudo, nas áreas de Monte Real e Penamacor e serão acompanhadas por um site criado para o efeito e também aqui no Pássaro de Ferro.
EH-101, C-295, C-130 e P-3C serão outras das aeronaves da Força Aérea envolvidas no Real Thaw 2012.
0 Comentários:
Enviar um comentário