Parelha de aviões EA-6B Prowler, devidamente "cobertos" por 3 F/A-18 - Foto: Andrew K. Haller/U.S. Navy
Depois desta edição dedicada ao A-6 Intruder, impunha-se a sequela. Sobre o EA-6B Prowler.
É mais um daqueles aviões que se revela fundamental nas operações aéreas, sobretudo a partir dos porta-aviões Norte-Americanos, em conjugação com os A-6, F-14 e depois do abate destas frotas, com o F/A-18. Mas estes aparelhos operam em conjugação, também com a U.S Air Force, U.S. Army e U. S. Marine Corps.
Duas imagens do EA-6B Prowler obtidas pelo Paulo Mata a bordo do CVN-65, o mítico USS Enterprise, na sua passagem por Lisboa, o ano passado.
Duas imagens do EA-6B Prowler obtidas pelo Paulo Mata a bordo do CVN-65, o mítico USS Enterprise, na sua passagem por Lisboa, o ano passado.
Já entraram em combate, digamos, em diversas intervenções dos Estados Unidos em várias zonas de conflito, com destaque evidente para a primeira "Tempestade no Deserto", em 1991, onde obtiveram uma notável taxa de eficácia, fosse nas interferências típicas da "guerra eletrónica", fosse na anulação, através de disparo dos mísseis AGM-88 HARM, de defesas aéreas inimigas.
A sua operação teve início em 1971 e terá sido a primeira aeronave tipicamente de "guerra eletrónica" da Marinha Americana. Está a ser substituído, gradualmente pelo EA-18G Growler.
Contudo, sobre este avião, retenho as evidências com esta música de uma banda mítica, quanto mais não seja pelo seu título.
Música dos aviões ou... aviões com música!
0 Comentários:
Enviar um comentário