NH90 a ser carregado no Grizzly 4 Foto: Airbus Military |
EC725 Super Cougar dentro do protótipo do A400M nº4 Foto: Airbus Military |
A Airbus Military cumpriu mais uma etapa na certificação da aeronave A400M para Capacidade Inicial de Operação (Initial Operating Capability - IOC), ao carregar e descarregar com sucesso helicópteros NH90 e EC725.
Numa série de testes realizados nas bases aéreas de Holzdorf (Alemanha) e Toulouse (França) o protótipo nº4 efetuou uma das mais difíceis provas de carga necessárias para a certificação IOC, tendo sido a primeira vez que foi realizada em A400 reais.
Seguem-se mais exercícios destinados a comprovar a capacidade da aeronave em transportar uma vasto leque de equipamento militar, tal como requerido pelas nações aderentes ao projeto (Bélgica, Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Malásia, Turquia e Reino Unido).
Protótipo em testes de operação em pistas mal preparadas Foto: Airbus Military |
O A400 é uma aeronave capaz de efetuar uma grande variedade de tarefas, incluindo transporte geral e tático em pistas normais e mal preparadas, evacuações médicas/sanitárias, reabastecimento em voo (aviões e helicópteros), largada de paraquedistas, entre outras. Está equipada com dispositivos de sobrevivência em campo de batalha (contramedidas eletrónicas), glass cockpit com 2 HUD (Head Up Display) e sistema de comandos fly-by-wire. É propulsado pelo mais potente sistema turbo-hélice em produção no mundo, constituído por quatro motores TP-400 de 11.000 cv, com hélices de 8 pás Hamilton Sundstrand, que lhe permitem uma velocidade de mach 0,72 e altitudes de cruzeiro de 37.000 pés.
Formação de cinco A400M Foto: Airbus Military |
O A400 Grizzly voou pela primeira vez a 11 de dezembro de 2009, e incorpora tecnologia state of the art ao mesmo tempo que garante reduzir em cerca de 50% os custos de vida operacional, relativamente às frotas existentes de aeronaves equivalentes.
Apesar
de atualmente em bom ritmo de desenvolvimento, atrasos no início do
projeto levaram a que várias nações, incluindo Portugal e África do Sul,
tenham desistido da aquisição do mesmo.
A perspetiva de entrada em serviço do A400 é para 2013 com entregas previstas para as forças aéreas da França e Turquia.
Fonte: Airbus Military com adaptação Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário