Um F-4E Phantom II da Força Aérea Turca Foto: Turkish Air Force |
Uma aeronave militar turca despenhou-se sobre a Síria, de acordo com relatos da imprensa. Uma testemunha local disse à RT Arabic que o avião se despenhou em território sírio e os dois tripulantes foram capturados.
O avião parece ter sido abatido, quando as defesas anti-aéreas sírias abriram fogo, refere o canal libanês Al-Mayadeen.
Outros testemunhos não confirmados sugerem que as defesas sírias abriram fogo sobre duas aeronaves turcas tendo abatido uma delas, ao entrar em espaço aéreo sírio.
"Testemunhas identificaram dois aviões provenientes de território turco. Um dos aviões caíu em águas territoriais sírias e o outro conseguiu escapar apesar de danificado" diz Ihad Sultan, jornalista sírio à RT Arabic.
"Fontes das forças de segurança síria confirmam a um correspondente da Manar em Damasco ter abatido um caça turco" reporta a Al-Manar TV
Fontes oficiais apenas confirmam o despenhamento de um avião no Mar Mediterrâneo, ao largo da província de Hatay, que faz fronteira com a Síria. O diário turco Hurriyet também relata o resgate de tripulantes das águas, por helicópteros turcos.
É referido que embarcações sírias efetuaram simultanemante operações de busca, imediatamente após os turcos terem perdido contacto-radar e radio com a aeronave. Os aviões eram procedentes de Erhac na província de Malatya, tendo descolado às 10:00 horas locais.
Segundo o serviço da CNN na Turquia, um dos F-4 Phantom II caíu em águas internacionais, a cerca de 8 milhas de águas territoriais sírias.
Sendo originário de Erhac, o modelo em concreto deverá ser um F-4E, uma vez que os RF-4E se encontram estacionados em Eskisehir.
Após a deserção de um piloto sírio para a Jordânia durante o dia de ontem 21 de junho de 2012, onde pediu asilo político, as forças sírias estarão de sobreaviso e em clima especialmente tenso em zonas fronteiriças.
Apesar de pouco claros ainda os detalhes do incidente, do despenhamento de um F-4E parece não haver dúvidas. Saber-se-ão porventura durante as próximas horas, os verdadeiros contornos em que tudo ocorreu.
Fonte. RT Arabic adaptação Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário