Imagem do abate de um VANT sobre Israel a 6 de outubro de 2012 Foto: IDF/AP |
Segundo notícias divulgadas pelo jornal "Times of Israel", o abate do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou UAV) detetado a sobrevoar espaço aéreo israelita, não foi o sucesso previamente anunciado.
Além de ter voado durante cerca de 30 minutos enquanto os caças o tentavam detetar, o primeiro míssil disparado não foi bem sucedido, tendo sido necessário um segundo para finalmente destruir a aeronave.
O VANT foi primeiramente detetado pelo sistema de defesa aérea israelita, provindo do Mar Mediterrâneo, tendo sido enviados dois F-16 de alerta para o intercetar. Após conseguir aquisição do alvo, o piloto disparou um Python 5, considerado atualmente o míssil ar-ar mais avançado do arsenal israelita. Apenas um segundo míssil no entanto, atingiria o alvo.
Acerca do assunto, um oficial da Força Aérea Israelita, comentou serem os VANTs alvos muito pequenos e por isso difíceis de atingir com precisão todas as vezes, mesmo com sistemas de defesa aérea avançados. Esta não é a primeira vez que drones são detetados a voar sobre Israel, tendo o Hezbollah lançado vários no passado, mas foi no entanto o primeiro a não ser abatido à primeira tentativa.
O Irão reclamou ter o VANT captado imagens das instalações nucleares israelitas em Dimona. Israel negou essa possibilidade, dada a natureza primitiva do drone, e por isso incapaz de efetuar transmissão de dados em tempo real.
O Líbano é dado como sendo a origem mais provável do veículo.
Fonte: Times of Israel
0 Comentários:
Enviar um comentário