Foto: BAE Systems |
Dia 28 de novembro de 2012, a BAE Systems entregou o 43º e último Eurofighter Typhoon a ser modernizado para o padrão Tranche 1 Bloco 5, também conhecido como "Modernização 2".
A aeronave, o monolugar de matrícula ZJ932, entrou ao serviço no Esquadrão 3 a 10 de novembro de 2006, tendo executado missões de alerta (Quick Reaction Alert - QRA) na base de Coningsby.
Regressará agora o ativo no Esquadrão XI, engrossando o número de Typhoons disponíveis para destacamentos.
A "Modernização 2", incluiu a instalação de sistema FLIR (infra-vermelhos), melhoramentos na capacidade de combate ar-ar, introdução de capacidade ar-chão e a capacidade de usar o designador laser para a largada de armamento de precisão.
O ZJ932 último Typhoon a ser modernizado Foto: BAE Systems |
Segundo Martin Taylor, diretor dos Sistemas de Combate da BAE Systems, "este programa de modernização confere à frota de Typhoons da Royal Air Force (RAF) uma capacidade de base melhorada (...) permitindo simultaneamente maior flexibilidade no modo de gerir a frota".
Os trabalhos de modernização foram efetuados ao longo de seis anos pela BAE Systems,tendo envolvido uma equipa de cerca de 160 elementos, em estreita colaboração com a equipa de gestão de frotas da RAF/Min Def.
Todos os futuros programas de modernização e manutenção do Typhoon, serão levados a cabo nas instalações da RAF em Coningsby.
Fonte: BAE Systems