Ontem dia 28 de novembro de 2012, um grupo de aproximadamente 60 ex-combatentes da guerra na Guiné, visitaram a Base Aérea nº5 sita em Monte Real.
O grupo intitulado "Tabanca do Centro", reúne-se regularmente na última quarta-feira de cada mês na vila de Monte Real, para um almoço-convívio de ex-camaradas de armas de todos os ramos das Forças Armadas, em que se revivem histórias, revêem amigos e se reforçam laços, num ambiente de salutar convívio.
Desta vez e para última reunião do ano, já que em dezembro não será realizada, no programa estava incluída uma visita à Base Aérea, onde os ex-combatentes foram muito bem recebidos, com a importância e as honras devidas a quem serviu e lutou pelo seu país.
Depois da receção pelo Cor. Paulo Mateus, Comandante da base, seguiu-se briefing pelo Oficial de Operações da Esquadra 301 Jaguares, precisamente a "herdeira" da Esquadra 121 dos Fiats G.91 da Guiné, que opera desde 2005 a partir de Monte Real, em que foram explicados os trabalhos desenvolvidos nos dias de hoje, naquela unidade da Força Aérea.
Visita à manutenção |
Tempo depois para visitar a Doca 4 dos trabalhos MLU, a Manutenção, a Secção de Motores, a Esquadra 301 e finalmente a Secção Cinotécnica da Polícia Aérea. Alguns dos presentes, tinham também passado pela BA5 enquanto militares, antes
e/ou depois da Guiné, pelo que a ocasião foi aproveitada para comparar
como era a base então e como é nos dias de hoje e, inevitavelmente,
rebuscar algumas memórias mais. O sentimento geral, pode dizer-se que era de admiração pelo profissionalismo, qualidade de trabalho e capacidade técnica, desenvolvidos naquela que é apelidada pelos que lá servem, como "a melhor base aérea do mundo"!
Terminada a visita, seguiu-se o habitual almoço de cozido à portuguesa num restaurante da vila de Monte Real, contando ainda com a presença do Comandante da BA5.
A Cruz de Cristo sob a qual serviram os militares na Guiné hoje nos F-16 da Força Aérea |
O convívio e a partilha de experiências entre antigos e atuais militares, é de importância capital na perpetuação da memória coletiva de uma instituição cinquentenária que é a Força Aérea, bem como do país que todos somos.
A Tabanca do Centro está sempre aberta a novas participações de antigos militares que queiram estar presentes nas reuniões, bastando para tal inscrever-se antecipadamente através dos contactos no blogue do grupo:
Blogue da Tabanca do Centro: http://tabancadocentro.blogspot.pt
0 Comentários:
Enviar um comentário