sexta-feira, 23 de novembro de 2012

HOT BLADE MAIS DOIS ANOS EM PORTUGAL (M769 - PM122/2012)

Um CH-48 Chinook durante o Hot Blade 2012

A decisão foi tomada na reunião de Ministros da Defesa da União Europeia, que decorreu dia 19 de novembro de 2012 em Bruxelas, e na qual participou José Pedro Aguiar-Branco.

O maior exercício europeu de helicópteros, volta a realizar-se em Portugal em 2013 e 2014, depois de ter acolhido a edição deste ano. As boas condições atmosféricas e geográficas e as reconhecidas capacidades no planeamento e organização deste evento, foram determinantes na escolha de Portugal para a realização das próximas edições deste exercício.

O HOT BLADE é um Exercício Multinacional de Helicópteros, pertencente ao programa de treino da Agência Europeia de Defesa, que tem como finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam executar missões de treino e operações.A edição do HOT BLADE2012, que decorreu em Julho, movimentou cerca de 23 aparelhos e 2000 militares, tendo Portugal, enquanto país anfitrião, contribuído com dois helicópteros EH101, dois aviões C295 e quatro caças F-16 da Força Aérea, vários meios do Exército e da Marinha.

O Ministro da Defesa Nacional, destacou, por ocasião da edição de 2012, que “Este é o maior exercício da União Europeia de treino e operação de helicópteros (…)  e é o exemplo perfeito do «pool and sharing» de meios para atingir resultados positivos em operações militares”.



Fonte: Ministério da Defesa  

Sem comentários:

Enviar um comentário