No passado mês de outubro, a Agência Francesa para Aquisições de Defesa (DGA) assumiu oficialmente a entrega do Rafale C137, a primeira aeronave Rafale equipada com o radar RBE2 AESA Thales. Esta entrega ocorreu nas instalações da Dassault Aviation, em Mérignac-Bordéus.
O Rafale passa assim a ser o primeiro avião de combate com origem europeia, em serviço operacional, a receber um radar de Active Phased Array.
A operação do radar RBE2 AESA traz ao Rafale um número de importantes benefícios, do ponto de vista operacional, a saber:
- Prolongamento da capacidade de alcance do radar e melhoria das condições de deteção de alvos de baixa visibilidade e incremento no uso de novos sistemas de armas, como o míssil ar-ar Meteor;
- Maior fiabilidade e consequente manutenção mais reduzida, reduzindo também os custos ao longo de toda a vida útil dos sistemas;
- Maior agilidade na deteção de onda para SAR (Synthetic Aperture Radar) e respetivas imagens melhoradas;
- Maior resistência ao empastelamento.
- Maior resistência ao empastelamento.
Está também previsto que as versões de exportação do Rafale também venham a incorporar e tecnologia de radar AESA - Active Electronically Scanned Array.
O projeto foi concluído no prazo e dentro do orçamento e, segundo os seus responsáveis, deve o seu sucesso à cooperação exemplar entre a DGA e todas as empresas envolvidas no programa RBE2 AESA.
Fonte: Thales Systems
0 Comentários:
Enviar um comentário