A cerimónia de entrega na Base Aérea de Yuma Foto: Lockheed Martin |
Foto: TenCor Uriel Avendano |
O Senador pelo Arizona e ex-candidato a Presidente dos EUA McCain juntamente com o General Amos (dir) e Ten-Cor Scott comandante do VMFA 121 Foto: Lockheed Martin |
Os primeiros três Lockheed Martin F-35B para uso operacional (versão STOVL - Short Take-Off and Vertical Landing) foram oficialmente entregues ao Corpo de Fuzileiros dos EUA (US Marines) em cerimónia levada a cabo ontem 20 de novembro de 2012, na base aérea de Yuma no Arizona.
Relocalizado na nova base, vindo de Miramar na Califórnia onde voava os Boeing F/A-18D, o 121 Marine Fighter Attack Squadron torna-se assim o primeiro esquadrão a voar operacionalmente o único avião de 5ª Geração com capacidade de aterrar verticalmente, supersónico e stealth.
O F-35B Lightning II pode operar a partir de navios anfíbios (porta-helicópteros) proporcionando apoio aéreo aproximado a tropas avanças no terreno em qualquer conflito.
Os restantes 13 F-35B atualmente ao serviço dos US Marines, encontram-se estacionados na base de Eglin na Florida, destinados a treino de tripulações e pessoal de manutenção, sendo por isso as unidades agora entregues, as primeiras com o estatuto operacional.
O F-35B irá substituir gradualmente os F/A-18 e AV-8 Harrier dos US Marines, estando prevista a entrega de mais quatro unidades até ao fim de 2012.
O Senador McCain no simulador de voo do F-35 Foto: Lockheed Martin |
O segundo dos três F-35B à chegada a Yuma Foto: Lockheed Martin |
0 Comentários:
Enviar um comentário