Última parte da colaboração do spotter Ivo Pereira.
Desta feita, imagens obtidas na Base Aérea de Monte Real e que revelam a movimentação em volta deste exercício que se tornou, já, uma das imagens de marca e proficiência do Força Aérea Portuguesa, não só pela natureza do exercício de per si, mas também pelo envolvimento de forças externas e a subjacente capacidade de organização e logística empreendida no sentido de o tornar, também, uma referência no quadro da NATO.
Chegada e alinhamento no EOR NE da pista 19 dos A-10, para mais uma missão operacional no Real Thaw 2013. Os A-10 foram, sem dúvida alguma, uma peça importante no treino efetuado nesta edição do exercício. Muito provavelmente, uma a última em solo europeu...
Estes aparelhos são, digamos, umas das últimas piece de resistance da "guerra fria", numa altura em que a filosofia se centrava muito no lema, "uma missão, um avião"...
Hoje em dia, os aviões são cada vez mais multi-role, seja pelo aperto crescente nos orçamentos militares, seja pelo desanuviar de tensões que "sugerem" novas filosofias e abordagens os conflitos.
Hoje em dia, os aviões são cada vez mais multi-role, seja pelo aperto crescente nos orçamentos militares, seja pelo desanuviar de tensões que "sugerem" novas filosofias e abordagens os conflitos.
Os C295M nacionais foram uma das peças do puzzle, cumprindo missões de transporte tático.
Aqui vemos o Falcon 20 da "Cobham", parte inglesa integrante deste exercício e cujo objetivo se estabeleceu na "guerra eletrónica", através do empastelamento das comunicações, servindo, por isso, como elemento obstaculizador das operações.
Os F-16AM/BM das Esquadras 201 e 301 asseguraram a proteção do espaço aéreo.
Um C-130H apresta-se para aterrar em Monte Real. Os fiéis "Hércules" serviram, também, nas missões de transporte aéreo geral e tático.
Aterragem dos A-10, depois de mais uma missão cumprida no "teatro de operações".
O EH101 Merlin demonstrou, uma vez mais a sua versatilidade em todo o tipo de missão específica do helicóptero.
0 Comentários:
Enviar um comentário