Sniper targeting pod montado na asa de um B-52H de Barksdale Foto: Jason McCasland/USAF |
No passado dia 22 de março de 2013, a 2ª Ala de Bombardeiros (2ª BW) de Barksdale no Louisiana, EUA, fez uma estreia no sexagenário bombardeiro B-52.
Com constantes atualizações que permitiram trazer os B-52 em operação até ao século XXI, a adição do targeting pod (designador de alvos) Sniper, permite agora ao lendário bombardeiro estratégico, melhor integração com as forças em terra e o uso de bombas guiadas por laser, para bombardeamento de precisão.
"Este voo foi a primeira vez que a 2ª BW usou o pod Sniper com munição real como as bombas guiadas por laser" disse o Cap. Ryan Allen instrutor de navegação radar do 20º Esquadrão de Bombardeamento (20º BS). "Este pod tem uma resposta mais rápida relativamente aos alvos. O que antes levaria cerca de cinco minutos a selecionar, carregando em 30 ou 40 botões, agora leva apenas alguns segundos para designar e largar bombas".
Tal como referido, o novo equipamento também permite melhor coordenação com forças terrestres, com vantagens para estas a nível de segurança e planeamento: "Com o Sniper podemos integrar-nos com os nossos camaradas no terreno e permitir-lhes ver o que nós vemos. Desse modo, estamos todos a "ler a mesma página". continuou o Cap. Allen, para depois prosseguir "além disso dá-nos um alcance e visibilidade muito maiores que o anterior" concluiu.
Com constantes melhoramentos, o B-52 Stratofortress continuará a fornecer poder de fogo aos EUA, em qualquer parte do globo e a qualquer hora, por muitos anos ainda.
Fonte: USAF
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário