A última grande operação militar em solo europeu ocorreu na sempre problemática zona dos Balcãs, sobretudo depois da implosão da República Federativa da Jugoslávia, que viria a dar origem a uma série de novos países. A coligação multi-nacional que foi constituída para intervir no conflito, era formada por diversos países da NATO. Portugal integrou essa força no período de estabilização.
As zonas que permaneceram mais
instáveis foram o Kosovo e a Bósnia Herzegovina e foi justamente aqui
que a força portuguesa, integrante da SFOR - Stabilisation Force
permaneceu em ações de estabilização de paz, depois de "sanado" o conflito armado
que estabeleceu os novos equilíbrios.
Estas
fotografias foram, pois, obtidas em plenas operações e revelam o dia a
dia naquela zona. Estão datadas do ano 2000. Há 13 anos, portanto.Importa referir que esta série de imagens foi obtida em Setembro de 2000, aquando da visita ao acantonamento português, do Comandante do Contingente Norte Americano.
As seguintes foram fotografias foram tiradas na "landing zone" afecta ao contingente português, no âmbito de exercícios de deployment de carga, dado que o Batalhão Português tinha na altura, a missão de reserva da SFOR, podendo, em caso de necessidade, ser "deployed" para qualquer zona do território.
De notar, a semelhança de procedimentos com o C130, com um dos artilheiros de metralhadora, ligado ao helicóptero por cabo, a confirmar a entrada em funcionamento de todos os motores do UH-60 Black Hawk e superfícies de voo.....
0 Comentários:
Enviar um comentário