Parelha de F-16 no AM3 em Porto Santo: uma imagem para ver no futuro? Imagem de arquivo |
Foi ontem oficialmente inaugurada mais uma unidade da Força Aérea Portuguesa, a saber, a Estação de Radar nº 4, situada na Ilha da Madeira, na zona do Pico do Areeiro, a 1800 metros de altitude.
Estiveram presentes na inauguração autoridades civis e militares com destaque para o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro.
Descolagem de um F-16AM em configuração de alerta (QRA) Imagem de arquivo |
Esta unidade militar, contudo, ainda não está em condições de plena operacionalidade, na medida em que o radar ainda não dispõe dos meios técnicos que permitam a sua operação em pleno, uma vez que continuam por fazer alguns ajustes técnicos que, de momento, ainda impedem o processamento e envio da informação para o sistema de defesa aérea nacional - Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) - em conjunto com as três estações do continente.
Apesar destas limitações, a unidade continuará a operar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
O radar está localizado junto ao Pico do Areeiro, a mais de 1800 metros de altitude.
(Autor da foto desconhecido)
(Autor da foto desconhecido)
O radar fará parte, como é óbvio, do sistema de defesa da NATO, mas isso não quer dizer, nas palavras do CEMFA, que ele não seja, em primeiro lugar, uma estrutura de defesa nacional.
Com a esperada entrada em pleno deste radar, voltou a levantar-se a hipótese do destacamento de uma parelha de caças F-16 para o AM3, no Porto Santo. Contudo, isso só será possível com a realização de obras na pista do aeroporto daquela ilha que, neste momento, não observa condições para a operação daquele sistema de armas.
Fontes: Várias
Edição e texto: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário