Recriação artística do "Silent Hawk" |
O rotor de cauda que sobrou do lado de fora do complexo habitado por bin Laden Foto:Autor desconhecido |
Cumpridos que estão dois anos sobre a operação "Lança de Neptuno", que culminaria com a morte de bin Laden, muito pouco se sabe sobre os dois principais helicópteros envolvidos na missão.
Não fora um deles ter-se acidentado no local e nada mesmo se saberia. Do que sobrou à destruição auto-imposta pelos SEAL que realizaram a operação, as autoridades paquistanesas encarregaram-se de ocultar e remover.
Os destroços do Silent Hawk transportados tapados para fora do local Foto:Autor desconhecido |
Algumas fotos contudo escaparam ao controlo, bem como pequenas peças, que chegaram a ser vendidas por nativos que estiveram no local, como souvenirs...
Muita controvérsia se gerou acerca da informação (ou a falta dela) divulgada pelos meios oficiais americanos, que pediram inclusive a devolução dos restos do helicóptero aos EUA.
Da análise das fotos, pouco se pode identificar como sendo parte de um UH-60 comum, apesar do número de série identificado no local, corresponder de facto a um UH-60 fabricado em 2009.
Todos os elementos visíveis no entanto, apontam para o que se conhece da tecnologia stealth, desde as formas, aos elementos de proteção das partes móveis.
Segundo fontes paquistanesas, o Governo chinês manifestou interesse em ficar de posse dos destroços, mas estes seriam mesmo devolvidos aos EUA, cerca de duas semanas após a operação.
O helicóptero de ataque RAH-66 Comanche que foi oficialmente cancelado em 2004 Foto:Sikorsky |
Certo é que os EUA chegaram a desenvolver um helicóptero "invisível", o RAH-66 Comanche, oficialmente cancelado em detrimento dos programas de VANTs (veículos não tripulados).
A sua tecnologia contudo, não foi com certeza desperdiçada e o chamado Silent Hawk será seguramente um seu parente próximo.
0 Comentários:
Enviar um comentário