NH90 francês faz voo estacionário sobre a fragata Bremen Foto:Bundeswehr |
Na quinta-feira dia 23 de maio de 2013, a fragata da Marinha alemã "Bremen" efetouou um salvamento no Golfo da Biscaia.
Ao final da tarde ouviu-se na ponte da fragata uma mensagem de rádio cheia de angústia: Um veleiro a apenas 20 milhas náuticas informou que o capitão do barco tinha caído ao mar e a tripulação da embarcação não tinha sido capaz de o salvar.
O oficial da ponte imediatamente informou o comandante da Bremen, que ordenou reorientar o rumo para o local referenciado, a uma velocidade de 30 nós. A fragata alemã encontrava-se então em fase final de conclusão do exercício franco-alemão DEFRAM. Das unidades envolvidas também faziam parte o contra-torpedeiro francês "Primauguet" e a fragata alemã "Emden", a navegar perto do local do acidente.
Através de um oficial de ligação alemão a bordo do contra-torpedeiro francês, as buscas foram coordenadas com o centro de resgate de civis. Os três navios, formariam um grupo de busca, com as embarcações distanciadas de uma milha náutica, perscrutando a área do mar ao redor do local do acidente. Quando o relógio marcava 18:02 fez-se ouvir uma mensagem de um dos vigias da fragata Bremen, informando que teria visto um ponto amarelo no mar, talvez um colete salva-vidas a estibordo.
Poucos segundos depois, havia já consenso na ponte: era o homem procurado!
O marinheiro recuperado é içado para o NH90 Foto:Bundeswehr |
Uma vez que a temperatura da água nesta época é de apenas 10 graus na zona, o marinheiro estava felizmente equipado com um colete salva-vidas, que incluía um fato térmico.
Poucos minutos após o avistamento, foi recuperado o homem, que estava consciente, e rapidamente se restabeleceu.
Pouco depois, foi embarcado através de um a cabo para um helicóptero NH90 Caiman da Marinha Francesa, e levado para observação num hospital daquele país.
Fonte: Bundeswehr
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário