A bandeira holandesa é uma das que figura no painel das nações envolvidas no programa F-35... Depois de alguns avanços e recuos, parece então firme que a RNAF vai ter o Lightning II.
Numa altura em que se celebram os 100 anos da Royal Nethterlands Air Force, celebrados o fim de semana passado em Volkel, a Ministra Holandesa da Defesa anunciou, no passado dia 13 de junho, a opção pelo F-35 para, futuramente, substituir os F-16MLU do país das tulipas.
Depois da reunião do Conselho de Ministros, a governante afirmou que orçamento de 4 mil milhões de Euros previsto para a aquisição entre a 30 a 35 unidades não será ultrapassado, tentando assim sossegar os mais reticentes. Está prevista a criação de duas esquadras a operar o caça de 5ª geração, uma em Volkel e outra em Leeuwarden.
A decisão, contudo, não está isenta de polémica, uma vez que o programa F-35 ainda está algo tremido, uma vez que os custos do avião estão muito inflacionados o que, numa altura de crise, leva a que alguns países inicialmente ligados ao projeto estejam algo céticos e outros ameacem, inclusivamente, "roer a corda".
Esperam-se evoluções deste caso e, provavelmente, de outros...
Fonte: Várias.
Edição e texto: Pássaro de Ferro.
Sem comentários:
Enviar um comentário