Foto: Eurocopter
Concebido para ser o helicóptero do século XXI, o NH90 enfrenta as dificuldades originadas pela crise financeira europeia e os respetivos cortes nos orçamentos de defesa.
Ainda assim, até ao presente, já foram entregues 140 unidades a 12 dos 14 clientes que o encomendaram. Nos últimos anos foram entregues pela NH Industries (AgustaWestland, Eurocopter e
Fokker) cerca de 30 helicópteros por ano e consta que há boas hipóteses de novas encomendas poderem ser feitas, mesmo tendo em conta a crise que afeta a Europa.
Efetivamente, a introdução do NH90 não foi propriamente feliz no seu tempo. Muitos países que correram para as encomendas enquanto o Euro vendia saúde, estão agora a sufocar com cortes orçamentais. A Espanha, que inicialmente encomendou 45, reduziu agora a encomenda para 22; a Alemanhã de 122 para 100, que incluem 18 de versão naval. Portugal, entretanto "saltou" fora do programa e negoceia agora quanto pagar para abandonar o consórcio, em nome da crise que assola o país.
A Noruega, ainda assim, parece satisfeita com o NH90 e equaciona substituír o Westland Sea King nas missões SAR em modo all weather, justamente pelo NH90, decisão que se espera venha a ser tomada durante 2014.
Mas subsiste alguma réstia de otimismo no que toca ao mercado exterior à Europa. O Qatar procura um helicóptero tático e naval e a situação está em avaliação relativamente às hipóteses em carteira, digamos. Também a Índia pode vir a ser um potencial cliente uma vez que equaciona substituir o UH-60 Black Hawk e o MH-60R Seahawk.
Apesar destes contratempos e de alguma falta de afirmação deste helicóptero, os responsáveis pela NH Industries acreditam que o cenário pode melhorar.
Fonte: Aviationweek
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário