F-35C Lightinig II - a variante naval Foto:Todd McQueen/Lockheed Martin |
O primeiro F-35C (versão naval) de série foi entregue à Marinha americana (US Navy)
O avião número de série CF-6, chegou à base de Eglin, Flórida, no passado sábado 22 de junho de 2013, onde irá ser utilizado a partir de agora na Esquadra de Ataque 101 (101 FS).
A FS 101 servirá de esquadra de substituição, para o treino de pilotos e pessoal de terra. O CF-6 juntou-se assim à frota de 12 F-35A (convencional) e 13 F-35B (versão STOVL), já colocados em Eglin. Até ao fim do ano, mais quatro células F-35C engrossarão a frota.
O piloto de testes da US Navy Cap.Ten Chris Tabert efetuou o voo ferry do CF-6. Em 2012, tinha-se já tornado o primeiro piloto militar a voar as três versões do F-35.
"Estamos empenhados em realizar a visão da Marinha para o F-35, que irá revolucionar o poder de fogo avançado em ambientes de combate presentes e futuros" proferiu Lorraine Martin, vice presidente executiva da Lockheed Martin e gestora geral do programa F-35. "O F-35 representa o novo standard em integração de sistemas de armas, manutenção, raio de combate e capacidade de transporte de armamento, aportando verdadeira capacidade multi-missão à Marinha" concluiu.
O F-35C da Marinha e Fuzileiros, possui asas maiores e trem de aterragem mais robusto do que as restantes variantes. Tem maior capacidade interna de combustível, tem capacidade para o lançamento por catapulta e aterragem com gancho em porta-aviões. As asas dobram para facilitar as operações em convés de porta-aviões e utiliza o sistema de reabastecimento em voo típico da Marinha de sonda e mangueira.
Fonte: Lockheed Martin
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário