O resgate foi efetuado em condições extremas |
O alerta inicial, e pedido de resgate, foi recebido no MRCC Lisboa, através de contacto telefónico satélite efetuado pelo veleiro em dificuldade, que devido a um violento golpe de mar danificou severamente parte da sua superestrutura, originando entrada de água e a perda de vários equipamentos de salvamento e sobrevivência existentes a bordo.
Foram de imediato desencadeados os procedimentos de resposta para prestar auxílio, através do MRCC Lisboa, o qual solicitou a cooperação do centro congénere em Espanha (MRCC MADRID) que no momento dispunha de meios de salvamento mais próximos do local do incidente. O MRCC MADRID assumiu a coordenação das ações de busca e salvamento pelas 16h00, empenhado um meio aéreo de asa fixa, um helicóptero, um navio de salvamento e um navio hospital. No entanto, devido a fatores meteorológicos adversos e a uma avaria da aeronave, as operações de salvamento através dos meios aéreos de Espanha foram cancelados pelas 18h00.
O veleiro "Serena" de bandeira finlandesa em apuros |
Depois de retomada a coordenação da operação de salvamento pelo MRCC Lisboa o resgate dos 4 tripulantes foi realizado com sucesso por um helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa, pelas 22h35, em condições extremamente adversas, quer devido às condições de mar e vento que se faziam sentir no local, quer devido à complexidade do planeamento e coordenação da missão, dada a grande distância de costa em que se encontrava o veleiro, tendo sido ainda empregue uma aeronave C295, também da Força Aérea Portuguesa.
Os velejadores finlandeses foram transportados em situação estável para a Base Aérea do Montijo (BA6), onde aterraram pelas 03h40 na madrugada do dia 18 de Junho.
Fonte: Marinha
Fotos: Força Aérea
0 Comentários:
Enviar um comentário