Em 11 Junho passado, a Russian Helicopters (RH), efetuou as primeiras
demonstrações de voo do novo helicóptero multirole da Kamov, o Ka-226T. Os voos foram realizados em terreno plano e montanhoso em torno Oskemen (Ust-Kamenogorsk/Cazaquistão).
O
novo helicóptero russo, com uma capacidade máxima de carga de 3.600 kg,
apresentou as vantagens únicas dos seus dois rotores coaxiais, demonstrando o sistema de fixação de carga externa e a respetiva capacidade de elevação em
vôo. Os rotores
coaxiais do helicóptero permitem descolar com plena confiança e fazer aterragens
precisas em terrenos acidentados e montanhosos, situações sempre previstas nos potenciais operadores militares e civis destas aeronaves.
O Ka-226T é particularmente fiável em condições de turbulência e ventos fortes em áreas de estepe - como é o caso do cazaquistão, pode operar num clima variável, com mudanças bruscas de temperatura e também quando existe um risco efetivo de formação de gelo. Outra vantagem do novo Ka-226T é que não precisa de um hangar - o helicóptero foi construído para operar durante todo o ano, em qualquer parte do mundo.
O Kamov Ka-226T é capaz de atingir altitudes mais elevadas do
que a maioria dos outros helicópteros da sua classe. Graças
à sua taxa máxima de subida de 10 m /s, com baixo impacto ambiental e
assinatura de ruído bastante baixa, o Ka-226T pode operar em diferentes condições
climatéricas e paisagens, incluindo as condições urbanas e áreas
construídas, o que o tornam versátil em missões de evacuação médica e operações de socorro, um pouco à semelhança do que acontece com modelos anteriores da Kamov, como é o caso do Ka-32 que opera em Portugal.
Fonte: RH - Fotos: RH
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário