O primeiro F-35B Lighting II da RAF Foto: Lockheed Martin |
A Royal Air Force (RAF) anunciou hoje que a Esquada 617, a famosa "Dambusters" será a primeira unidade operacional no Reino Unido e na Europa a utilizar o F-35B Lightning II.
O Chefe de Estado Maior Sir Stephen Dalton, fez hoje o anúncio, durante uma conferência sobre poder aéreo. No discurso a vários oficiais superiores de várias forças aéreas de todo o mundo, Sir Stephen informou que a 617 Sqd será desativada em abril do próximo ano, como parte do programa de retirada da frota Tornado GR4. Será depois reativada em 2016, para receber o caça de nova geração Lightning II.
"Estou encantado por poder anunciar que a contribuição fora de série da Esquadra 617 - no passado e no presente - irá inequivocamente continuar, quando for reativada como a primeira unidade operacional do F-35B no Reino Unido" disse Sir Stephen. "As capacidades topo de gama, furtivas e de ataque a alvos de precisão, juntamente com a força de Typhoon já testadas em combate, complementar-se-ão e formarão as bases para o ISTAR (Intelligence,Surveillance, target Aquisition and Reconnaissance) de um poder aéreo contemporâneo global, para os anos 2020 e posteriormente. O Lightning será usado conjuntamente por pilotos da Força Aérea e Marinha, a partir de terra ou do porta aviões Queen Elizabeth. Em suma, será uma capacidade conjunta altamente flexível para o futuro" concluiu.
A variante do Reino Unido é o F-35B Lightning II, de descolagem curta e aterragem vertical (STOVL), que permite a utilização a partir de pequenas pistas em terra, ou em vasos de superfície no mar. Após a reformulação, a Esquadra 617 terá pessoal da RAF e Royal Navy. Utilizará numeração da Royal Navy, mas terá um número equiparado de tripulações de ambos os ramos.
Fonte: RAF
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário