Saab JAS 39 Gripen sul-africano Foto: Frans Dely/Saab |
A Força de Defesa Nacional Sul-Africana (SANDF) está alegadamente a considerar a hipótese de alienar caças Gripen e helicópteros Agusta A109, uma vez que não tem atualmente dinheiro para os manter em uso operacional.
De acordo com uma reportagem da publicação Beeld, a frota de 18 helicópteros A109 foi ocasionalmente ativada, mas as aeronaves não chegaram a voar.
Devido a cortes no orçamento de gastos militares, os 26 caças Gripen adquiridos através de um controverso contrato, não estão também em condições de uso. Ainda segundo a mesma reportagem, a SANDF estaria a ponderar agora vendê-los devido à falta de verbas.
O perito em assuntos militares Helmoed-Romer Heitman, sugeriu que a Força Aérea Sul Africana estaria a sofrer de uma falta de rumo de Estado, relativamente ao que pretende para as suas Forças Armadas. "Uma força aérea sem caças é um pássaro morto no contexto militar africano. Um exército sem helicópteros nem aviões de carga é um dinossauro num pântano" acrescentou numa entrevista à IOL. "Um exército sem helicópteros de ataque ou transporte tático é um pássaro sem asas. Uma marinha sem helicópteros marítimos ou aviões de patrulha marítima, está cega" concluíu.
Fonte: iafrica.com
Tradução: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário