Primeiro C-130J Shimshon israelita Foto: Adrew McMurtrie |
A Lockheed Martin entregou em cerimónia realizada a 26 de junho de 2013 em Marietta, Georgia, EUA, o primeiro C-130J com destino à Força Aérea de Israel (IAF). É o primeiro de uma encomenda de três unidades C-130J, a adicionar aos modelos mais antigos em uso no estado judaico desde 1971.
Na IAF o modelo foi apelidado "Shimshon" que significa "Sansão" na língua hebraica. George Shultz, vice presidente do programa C-130 da Lockheed Martin proferiu algumas palavras considerando que "os novos C-130J de Israel continuarão a tradição dos seus predecessores, oferecendo à IAF capacidades únicas, que não só estão já provadas, como não encontram paralelo (no mercado)". Acrescentou ainda que "com o glass cockpit e aviónicos modernos o C-130J já comprovou as suas performances em todos os ambientes: frio, calor, poeira e areia" rematando finalmente que "o "Shimshon" irá servir a IAF do mesmo modo que o C-130 sempre serviu - a qualquer hora, a qualquer momento."
Após a entrega, os C-130J adquiridos pela IAF irão contudo passar ainda por um programa de modificações, no qual receberão sistemas únicos israelitas. A entrega definitiva à IAF, só deverá ocorrer por isso na primavera de 2014.
Enquanto Israel se torna no mais recente utilizador do C-130J, a unidade entregue constitui o 290º Super Hercules em utilização em todo o mundo, tendo contribuído para o primeiro milhão de horas de voo atingido pelo modelo, com os voos de experiência realizados no fabricante antes de 5 de abril de 2013, quando a histórica marca foi atingida.
Atualmente 15 países escolheram já o C-130J Super Hercules para uso nas suas forças armadas.
Fonte: Lockheed Martin
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
Sem comentários:
Enviar um comentário