A-4 Skyhawk da Marinha Brasileira Foto: Marinha Brasileira |
Voou hoje pela primeira vez aquele que é o protótipo do modelo A-4M a utilizar pela Marinha Brasileira.
A aeronave n/s 1011 efetuou o voo aparentemente sem problemas, a partir do aeródromo de Gavião-Peixoto, no estado de São Paulo, onde a Embraer possui as instalações em que se realizam os trabalhos de modernização.
Este protótipo servirá agora como plataforma para certificação dos equipamentos e modificações introduzidas.
O contrato com a Embraer, assinado em 2009, prevê a modernização de um total de doze células A-4 (nove monolugares designados AF-1 e três bilugares AF-1A), no valor de 106 M USD, estimando-se a extensão da vida útil dos aparelhos até 2025.
Nas modificações introduzidas, está maioritariamente o cockpit, com a instalação de modernos aviónicos e mostradores multifunções. O radar será também substituído pelo moderno e mais potente
IAI ELTA EL/M-2032 de fabrico israelita.
As comunicações foram também alvo de revisão, passando a permitir a transmissão de dados segura através de encriptação e o sistema datalink. Estas modificações vieram também trazer uma uniformização com as restantes aeronaves modernas ou modernizadas em uso militar no Brasil.
Reativamente a armemento, o A-4M estará agora habilitado a trasnportar armamento ar-ar fora do alcance visual, bem como mísseis de curto alcance de 5ª geração e mira montada no capacete.
Novos armamentos ar-superfície são agora também passíveis de ser incorporados no arsenal à disposição da Marinha Brasileira.
Fonte: Contato Radar e ECSB Defesa
1 Comentários:
Muito bom!
Enviar um comentário