Saab JAS 39 Gripen |
Foi oferecida ao Governo holandês, a possibilidade de adquirir um caça competitivo com o F-35, atualmente o modelo preferido.
De acordo com a publicação Financieel Dagblad, o fabricante sueco Saab, ofereceu o modelo do JAS-39 Gripen NG ao governo de Amesterdão, numa tentativa de ganhar o contrato, incluindo mesmo uma multa a pagar aos Países Baixos, no caso de atrasos na entrega das aeronaves.
Já no início do ano, o Parlamento do país das tulipas havia solicitado ao Gabinete (de Defesa) a permissão para que os concorrentes do F-35 pudessem submeter novas ofertas, em virtude dos constantes atrasos e problemas do caça da Lockheed Martin.
Os Países Baixos estão envolvidos diretamente no desenvolvimento do F-35, tendo atulmente dois protótipos a voar. Ao todo, foram já investidos 1000 M EUR no programa. A preocupação é contudo, de que a substituição da frota F-16 em uso no país há mais de três décadas, pelo F-35, possa atingir os 4500 M EUR.
Modelo à escala 1/1 do F-35 Lightning II holandês exposto no 100º Aniversário da FA Holandesa |
Após inúmeras críticas e previsões ao programa F-35, que têm sido divulgadas, tanto interna como externamente, e de já durante o corrente ano ter sido reafirmada a confiança no JSF, o Governo de Amsterdão irá tomar uma decisão até ao fim de 2013, se irá continuar a apoiar o F-35 ou não.
Fonte: Dutch News
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário