A NATO vai realizar uma série de exercícios dinâmicos e exigentes, a começar já no fim do verão, estendendo-se pelo outono, que irão colocar à prova a Força de Reação e respetivas estruturas de comando.
A Aliança Atlântica tem planos ambiciosos para aumentar a atividade de treino durante os próximo anos, de modo a manter a prontidão e interoperabilidade, o que irá incluir exercícios mais frequentes e ambiciosos, cenários mais alargados e treino mais completo, abrangendo todo o leque de missões que possam ser desempenhadas pelas suas forças.
"A Força de Reação NATO (NRF) é uma componente-chave nas capacidade de defesa coletiva da NATO" disse o General Philip Breedlove, Comandante Supremo Aliado na Europa. "A Força de Reação é essencial para manter e aumentar a capacidade das forças de toda a Aliança em trabalhar em conjunto, o que será cada vez mais importante, à medida que a nossa atividade no Afeganistão vai sendo diminuída, e nos preparamos para novos desafios".
O primeiro destes exercícios será o Brilliant Arrow, que irá envolver cerca de 50 aeronaves militares e 800 participantes na zona central da Noruega, entre 25 de agosto e 5 de setembro de 2013. Nove países membros da NATO, incluindo Alemanha, França, Grécia, Itália, Países Baixos, Portugal, Turquia e Reino Unido além da Noruega irão participar. O exercício será conduzido pelo Comando Aéreo Aliado, que tem base em Rammstein, na Alemanha. Um dos objetivos prioritários da NATO é manter o nível de interoperabilidade sem precedentes entre as forças aliadas, conseguido em resultado das recentes e intensas experiências operacionais.
A participação portuguesa é constituída por cinco caças F-16 e 50 militares das aéreas de operações, manutenção e apoio.
A participação portuguesa é constituída por cinco caças F-16 e 50 militares das aéreas de operações, manutenção e apoio.
As componentes marítima se terrestres da Força de Reação irão realizar exercícios em separado até ao fim do ano de 2013. As manobras marítimas terão lugar no fim de setembro e início de outubro com o exercício Brilliant Mariner, terminando as atividades previstas para a NRF em novembro como exercício Steadfast Jazz na Polónia e países bálticos.
Fonte: NATO
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário