Lockheed Martin F-35 Lightning II Foto: Lockheed Martin |
Uma fuga de informação de documentos do Pentágono, sugere que a entidade de Defesa norte-americana está a ficar cansada dos onerosos caças F-35 e é considerada mesmo a hipótese de cancelar o programa de 391.200 M USD.
Oficiais do Pentágono deram um briefing na passada quarta-feira (31 de julho), no qual explanaram modos de gerir os cortes de orçamento automáticos no valor de 500.000 M USD previstos para a próxima década.
Num slideshow foram apresentadas várias alternativas, em que ficou patente a insatisfação com o caça da Lockheed Martin. Na mesma apresentação, ficaram também patentes as intenções de abandonar o programa para a criação de um novo bombardeiro estratégico de longo alcance, segundo informações que alguns dos participantes prestaram à agência Reuters.
O Secretário da Defesa Chuck Hagel, falou à comunicação social nessa mesma quarta-feira, indicando que o Pentágono poderá ter que decidir entre uma "força muito menor" e um interregno de uma década na modernização de sistemas de armas e tecnologia. Esta declaração está de acordo com a informação retirada do referido briefing, em que era afirmado que a opção por manter forças de grande envergadura, poderia custar o cancelamento do programa de 392.000 M USD da Lockheed Martin (F-35), bem como o desenvolvimento de um novo bombardeiro de longo alcance.
Estas notícias vêm a público pouco tempo depois do Pentágono ter assinado dois novos contratos com a Lockheed Martin, que garantiriam a continuidade da produção e manutenção do F-35, com um decréscimo de cerca de 8% relativamente às primeiras unidades. Os custos de produção desde 2001 contudo, já haviam aumentado em cerca de 68%, pelo que a redução agora conseguida, é ainda irrisória, comparada com o valor inicialmente previsto.
Após a fuga de informação do slideshow, o Pentágono tentou minorar os "estragos", alegando que o cenário então exposto, foi meramente hipotético e de "pior caso", afirmando que "o cancelamento do programa F-35 seria prejudicial para a defesa nacional (dos EUA)".
De referir que independentemente do Pentágono, o Congresso é responsável pelo Departamento de Defesa, tendo supremacia nas decisões de aquisição ou cancelamento de armamento.
Fonte: Defence Talk
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário