Primeiro teste de um V-22 como reabastecedor Foto: Bell Boeing |
O V-22 Osprey executou com sucesso o teste inicial com plataforma de reabastecimento aéreo. Adicionar esta capacidade à aeronave de tiltrotor, permitirá aumentar a sua versatilidade em ações de combate, humanitárias e baseadas em navios.
Em agosto, na demonstração levada a cabo no norte do Texas, um V-22 Osprey equipado com o protótipo do sistema de reabastecimento em voo, lançou com sucesso o sistema de reabastecimento, manteve-o estável e recolheu-o, enquanto um F/A-18C e um F/A-18D Hornet voavam em formação nas proximidades.
Segundo o diretor do programa V-22 Osprey Vince Tobin, esta capacidade irá "poupar dinheiro e tempo, maximizando a eficiência no uso de aeronaves e pessoal".
Nos próximos testes da Bell Boeing, serão colocados aviões na posição de recetores diretamente por detrás do V-22, efetuar o contacto da sonda com o recetáculo do V-22 e finalmente reabastecer uma larga variedade de aeronaves em voo.
O V-22 tem a capacidade de girar os propulsores da posição vertical para horizontal, permitindo-lhe voar a velocidades elevadas como um avião e descolar e aterrar verticalmente como um helicóptero.
Fonte: Boeing
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário