Primeiro QF-16 voou a 19 set 2013 Foto: Boeing |
No dia 19 de setembro de 2013, enquanto o primeiro F-16 sem piloto subia nos céus com um rugido, na base aérea de Tyndall na Flórida, EUA, os membros da equipa QF-16 da Boeing e da USAF celebravam.
O voo representou o primeiro alvo aéreo de tamanho real QF-16. colocando o assunto de outro modo, os pilotos de caça americanos, agora têm um adversário com o qual treinar, que os irá preparar como nunca.
Dois pilotos de teste da USAF numa estação de controlo em terra em Tyndall, voaram por controlo remoto o QF-16, que não é mais do que um F-16 retirado de serviço, modificado para servir como alvo aéreo.
No ar, as missões do QF-16 incluíram uma série de manobras simuladas, atingindo velocidades supersónicas, o regresso à base e aterragem, tudo sem um piloto dentro do cockpit.
"Foi algo diferente, ver um F-16 sem alguém lá dentro, mas foi para todos os efeitos um grande voo" disse o TCor. Ryan Inman, comandante da Esquadra de Alvos Aéreos 82. "É uma réplica de uma plataforma aérea e situações reais atuais, à qual podem disparar e usar como alvo. Agora temos um alvo aéreo sustentável, capaz de atingir 9Gs".
Antes do QF-16, os militares americanos vinham usando o QF-4, uma modificação do F-4 Phantom II, uma aeronave dos tempos da guerra do Vietname. O QF-16 proporciona aos pilotos um alvo com as características de muitos dos aviões de caça dos dias de hoje.
Foto: Boeing |
Tal como aludido, os QF-16 são todos aviões retirados de serviço, resgatados pela Boeing do AMARG em Davis Monthan no Arizona e colocados em condições de voo.
O próximo passo, serão testes de fogo em voo, a partir da base de Holloman no Novo México. Os QF-16 serão usados para testes de armas e outros treinos aéreos.
Até ao momento da Boeing modificou seis F-16 para o padrão QF-16.
Vídeo:
Fonte: Boeing
Tradução: Pássaro de Ferro
0 Comentários:
Enviar um comentário